Transtorno Opositivo Desafiador (T.O.D): Entenda O Que É e Suas Características na Infância

Saiba Identificar Os Sinais De Alerta Deste Transtorno – T.O.D – e Quando Pedir Ajuda.

O Transtorno Opositivo Desafiador (T.O.D) é um distúrbio comportamental que afeta crianças e adolescentes, caracterizado por um padrão persistente de comportamento desafiador e opositor. No entanto, muitos pais e cuidadores ainda não sabem como identificar os sinais de alerta desse transtorno e é fundamental entender as características do T.O.D para buscar ajuda especializada e garantir o bem-estar dos jovens afetados.

De acordo com a Dra. Gladys Arnez, médica neurologista infantil e da adolescência, especialista em Tratamentos do Neurodesenvolvimento O T.O.D. é um transtorno que pode ser confundido com outros problemas comportamentais, mas é fundamental entender suas características específicas para oferecer o tratamento adequado.

São esses alguns dos primeiros sinais de alerta do T.O.D:

* Comportamento desafiador e opositor em situações cotidianas, como recusar-se a fazer tarefas ou seguir regras.

* Agressividade verbal ou física em resposta a frustrações ou limites,

* Dificuldade em controlar impulsos, como interromper os outros ou ter dificuldade em esperar a sua vez,

* Problemas de relacionamento com familiares e amigos, como ser excessivamente crítico ou agressivo.

Comorbidades: 

O T.O.D pode vir acompanhado de outras condições, como:

* Transtorno do Déficit de Atenção (TDAH)

* Transtorno de Ansiedade

* Depressão

* Problemas de aprendizado

Causa e Tratamento:  A causa exata do T.O.D ainda não é conhecida, mas acredita-se que seja resultado de uma combinação de fatores genéticos, ambientais e neurológicos

TRATAMENTO

O tratamento pode incluir terapia comportamental, intervenções educacionais e como dito anteriormente, em alguns casos, o uso de medicamentos.

A Dra Gladys Arnez, destaca que – O uso de medicamentos pode ser uma opção eficaz para alguns casos de T.O.D, mas é fundamental consultar um especialista para determinar o melhor tratamento, pois com o tratamento adequado, é possível ajudar os jovens a superar esse transtorno e alcançar seu pleno potencial.

NOTA IMPORTANTE:

Sabemos que tais comportamentos podem ser normais em crianças e adolescentes em certas situações, mas, se eles se tornam persistentes e interferem na vida diária dos que estão ao redor e nada for feito, essas características tendem a permanecer durante a adolescência e vida adulta, o que é muito perigoso.

Por isso, se notarem que o comportamento do seu filho está afetando negativamente a sua vida e a vida da família é importante buscar ajuda especializada o quanto antes – diz a especialista.

Fonte: Dra. Gladys Arnez, Médica Neurologista infantil e Adolescencia,  Especialista em Transtornos  do Neurodesenvolvimento,uso da Toxina Botulínica para diversos Tratamentos Neurológicos e Canabidiol CDB- para o Tratamento do Autismo.

Fundadora da Clínica Neurocenterkids, um centro de excelência com duas unidades: ABC e em São Paulo.@dra.gladysarnez

Deixe um comentário