Dia 20 de Julho é o Dia do Amigo e dia 30, o Dia Internacional da Amizade.

Confira a indicação de obras marcantes publicadas pela FTD Educação para celebrar o 20 de julho com os jovens leitores

Ter um bom amigo para compartilhar os diversos momentos da vida, as boas memórias e as histórias que aquecem o coração.

Para celebrar o Dia do Amigo, comemorado no dia 20 de julho, e o Dia Internacional da Amizade, no dia 30, a FTD Educação preparou uma lista de cinco livros infantojuvenis incríveis que falam sobre a importância da amizade, com enredos envolventes e emocionantes para crianças e jovens. Confira as dicas:

O sabiá e a girafa – Esta é a história da amizade entre o sabiá que sabia assobiar, mas não sabia voar, e da girafa, que era muda mas queria aprender a falar e a cantar. Um dia, os dois se encontraram e o pássaro ficou morando na cabeça da girafa, que, fascinada, fez do canto dele a sua voz. A obra, lançada em 1993, comemora os 30 anos da carreira literária do escritor Leo Cunha. As ilustrações são de Graça Lima e o livro é indicado para crianças de 9 a 11 anos.

Um amigo para sempre – É uma das obras-primas de Marina Colasanti, escritora que foi reconhecida recentemente com o Prêmio Machado de Assis, considerado o mais antigo e um dos mais importantes do meio literário. Não se trata de um conto de encantamento, mas o encantamento — ou transcendência — está presente no modo de narrar um episódio da vida do escritor angolano Luandino Vieira. Na prisão, em Cabo Verde, pacientemente ele conquista a confiança e a amizade de um pássaro. O posfácio da escritora e pedagoga Fanny Abramovich destaca a qualidade literária da obra. As notas biográficas de Luandino Vieira, redigida pelo crítico literário Benjamin Abdala Junior, e Marina Colasanti, assinada pela escritora Ruth Rocha, contextualizam e enriquecem esta edição, ilustrada por Guazzelli. A obra é indicada para leitores de 9 a 11 anos.

Dominic – O cão Dominic está ansioso para desbravar o mundo. Depois de pregar um recado de despedida na porta de casa, ele parte com sua coleção de chapéus e sua flauta de estimação para uma viagem sem destino certo. No caminho, faz uma série de novos amigos — o porco Teotônio Texugo, o burro Elias Leitão, a tartaruga Matusalém Canguru e muitos outros — e ainda tem de encarar a gananciosa Gangue do Fim do Mundo. Os animais, porém, não demorarão a perceber que a união é a grande arma para derrotar os vilões dessa história. O romance juvenil foi escrito pelo norte-americano Willian Steig, autor do livro Shrek, que inspirou a popular série de filmes, e de O real ladrão, recentemente publicado no Brasil pela FTD Educação.

Você quer ser meu amigo? – Na história, o ratinho verde sai em busca de um amigo. Ele pergunta aos ratos cinzentos se querem ser seus amigos, mas eles respondem que não. Depois, pede ao gafanhoto, à rã, ao camaleão que eles, também verdes, sejam seus amigos. E todos dizem não. Então ele pergunta ao elefante, e eis que o elefante aceita ser amigo do ratinho. Logo em seguida, o elefante fica cinza. O ratinho não entende, e o elefante explica que antes estava verde de medo e que agora o medo havia passado. A obra para crianças de 3 a 5 anos foi escrita e ilustrada pelo renomado autor francês Eric Battut, que dedica atenção especial às histórias de amizade. A tradução é de Ligia Cademartori.

Coach! – O livro conta a história de sapos que percebem algo muito estranho em um lago. Em cima de uma pedra havia um visitante inesperado: um porquinho cor-de-rosa que só sabia dizer “Coach!”. Logo, todos os bichos vêm ver o porquinho que pensa ser um sapo. Mas será que ele acredita mesmo que é um sapo? Será que o porquinho está zombando dos sapos?

Ou será que, como disse o velho besouro sábio, ele só quer fazer novos amigos? O livro, indicado para os pequenos de 0 a 2 anos, foi escrito por Rodrigo Folgueira e ilustrado por Poly Bernatene, ambos argentinos de Buenos Aires. A tradução é de Leo Cunha.

Fonte: FTD Educação tem como missão transformar o futuro por meio da Educação.

Deixe um comentário