1ª Semana do Bebê de São Carlos – SP

São Carlos realiza a “1ª Semana do Bebê” entre os dia 13 e 18 de junho

A prefeitura da cidade de São Carlos, a 230 km de São Paulo, vai realizar entre os dias 13 e 18 de junho a “1ª Semana do Bebê”. O objetivo do evento é promover e conscientizar a população sobre a importância dos cuidados necessários para o desenvolvimento integral da criança, especialmente nos três primeiros anos de vida. Durante os seis dias, estão programados serviços, palestras, seminários, oficinas e atividades culturais.

A iniciativa surgiu da parceira entre a prefeitura com a Fundação Maria Cecília Souto Vidigal (FMCSV), entidade familiar e sem fins lucrativos que trabalha para gerar e disseminar conhecimento sobre Desenvolvimento Infantil. “Em 2010, convidamos representantes de São Carlos para viajar até Canela, no Rio Grande do Sul, e conhecer um evento como este. A vivência foi tão marcante que decidiram realizá-lo já no ano seguinte”, diz a psicóloga Ely Harasawa, gerente de programas da FMCSV. Canela foi a primeira cidade do país a realizar a “Semana do Bebê”, há doze anos.

“Educando com afeto e limites”, “prevenção à saúde do bebê focada no teste do olhinho”, “alimentação saudável para as crianças” e “primeiros socorros com o bebê” estão entre os diversos temas da programação do evento. As atividades acontecem também em diferentes lugares (SESI, SESC, UBSs e UBFs, entre outros pontos). “Em uma das atividades, as mamães vão escrever uma cartinha aos seus filhos, que será colocada em um compartimento secreto, num porta-retrato. Essa cartinha será lida por eles depois, assim que estiverem alfabetizados”, conta Ely.

Para o prefeito de São Carlos, Oswaldo Barba, o evento reforça o trabalho que já está sendo realizado na cidade. “Sabemos da importância da educação na primeira infância e estamos investindo e trabalhando bastante na educação de zero a três anos, pois sabemos que a criança terá um crescimento muito melhor ao longo do tempo”, declara Barba.

O encerramento do evento será com uma “Passeata de Bebês”, no sábado (18/6), a partir das 9h – o ponto de partida será a Praça Santa Cruz e o ponto final a Praça Maria Apparecida Resitano (Praça do Mercado). A programação completa, com datas, locais e horários de todas as atividades da “1ª Semana do Bebê” de São Carlos pode ser conferida no site www.semanadobebe.saocarlos.sp.gov.br.

Desenvolvimento Infantil

Evidências neurociêncíficas demonstram que os primeiros anos, desde a concepção, definem a base para a vida, pois têm influência significativa no desenvolvimento do ser humano. A quantidade e a qualidade dos estímulos que a criança recebe do ambiente em que cresce afetam seu potencial de desenvolvimento físico, cognitivo e psicossocial. Por isso, o cuidado educacional e emocional da criança de zero a três anos deve ser intensificado, já que se reflete em toda a vida do indivíduo. Assim, o Desenvolvimento Infantil requer habilidades que precisam ser desenvolvidas e consolidadas no comportamento de pais, cuidadores, educadores, médicos e toda a sociedade.

Parceria

Em São Carlos, profissionais de saúde, educação, cidadania e também de entidades do terceiro setor são capacitados para o trabalho de promoção do desenvolvimento infantil por meio do programa “Primeira Infância: Responsabilidade de Todos”, em parceria com a Fundação Maria Cecília Souto Vidigal. Depois, estes se tornam multiplicadores, repassando seus conhecimentos a outros profissionais. Em um ano, desde que o programa foi implantado, cerca de 160 profissionais já foram capacitados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.