Livros para discutir o Dia da Consciência Negra com as crianças

A literatura infantil tem se tornado cada vez mais plural. Assuntos antes restritos apenas para discussão adulta têm chegado aos pequenos que, de forma lúdica, têm ciência para se atentarem a qualquer questão pertinente na sociedade. Neste Dia da Consciência Negra (20 de novembro), não faltam opções para presenteá-los com livros da Editora Melhoramentos que abordam a questão racial.

A primeira sugestão é Griot – Histórias que Ouvimos na África, de Júlio Emílio Braz, ilustrado por Mozart Couto. O livro revive a cultura dos povos africanos, com seus incríveis contadores de histórias, os griots, que ensinam a preservar as tradições pela integração entre as gerações. Nela, Ubuntu, um griot que trabalha como motorista de táxi, terá de usar toda a sua força e sabedoria para salvar Martins e suas colegas dos violentos conflitos políticos e religiosos que aparecem na escola.

Ficha técnica
Obra: Griot – Histórias que Ouvimos na África
Autor: Júlio Emílio Braz
Ilustrador: Mozart Couto
Número de páginas: 120
ISBN: 978-85-06-06861-8

Kakopi, Kakopi!, de Rogério Andrade Barbosa e ilustrações de Marilia Pirillo, apresenta ao leitor Korir e Chentai, dois irmãos que vivem e estudam no Quênia e estão sempre em busca de novas brincadeiras pelo continente africano. Dessa vez, eles pesquisaram e recolheram para um trabalho escolar vinte jogos de diversos países! Cada um mais interessante e divertido do que o outro.

Obra: Kakopi, Kakopi!
Autor: Rogério Andrade Barbosa
Ilustrador: Marilia Pirillo
Número de páginas: 48
ISBN: 978-85-06-08326-0

O livro Com Qual Penteado Eu Vou?, de Kiusam de Oliveira, pauta a diversidade e a beleza que existe em cada criança, independentemente de qual penteado escolher. E isso é uma lição e tanto para as bisnetas quanto para os bisnetos de Seu Benedito, que está prestes a fazer 100 anos e terá uma festa e tanto. Cada um deles um irá presentear o bisa com a virtude mais poderosa que tem. Com qual virtude você presentearia alguém tão especial?

Obra: Com Qual Penteado eu Vou?
Autor: Kiusam de Oliveira
Ilustrador: Rodrigo Andrade
ISBN: 978-65-55-39299-9

Editora Melhoramentos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *