Ministério e SBP lançam campanha de amamentação 2009

Mobilização quer estimular aleitamento materno por dois anos ou mais, sendo seis meses de maneira exclusiva.

A cantora Claudia Leitte é madrinha neste ano

O Ministério da Saúde e a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) lançam a nova edição da Campanha de Aleitamento Materno, durante a 18ª Semana Mundial da Amamentação (SMAM), de 1º a 7 de agosto. Com o slogan “Amamentação em todos os momentos. Mais saúde, carinho e proteção”, a campanha defende a amamentação como resposta às situações de emergência, como enchentes, secas e outras catástrofes naturais. O tema foi definido pela Aliança Mundial para Ação em Aleitamento Materno (WABA, sigla em inglês)

“A ideia é incentivar uma maior participação e o apoio dos profissionais de saúde, familiares e rede social, governo e sociedade civil organizada à mulher e seu filho nessas situações, em que o risco de interrupção da amamentação aumenta e as condições típicas de catástrofes favorecem o aparecimento de doenças infecciosas”, explica Lilian Córdova do Espírito Santo, assessora para assuntos relacionados ao aleitamento materno, da Área Técnica de Saúde da Criança, do Ministério da Saúde.

Neste ano, a campanha tem como madrinha a cantora baiana Claudia Leitte e seu filho Davi, de seis meses. A artista vai chamar atenção para importância do gesto de amamentar. Um filme e um spot com Claudia e Davi foram gravados para veiculação nas televisões e nas rádios.

Serão distribuídos 50 mil cartazes e 1,7 milhão de folders a todos os estados e municípios brasileiros e às filiadas da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP). Além disso, a divulgação da mobilização será feita em paradas de ônibus, metrô, entre outros. O layout para confecção de camisetas, bonés, adesivos e banners também será disponibilizado na internet para utilização dos gestores locais.

MADRINHAS E PADRINHO – A SMAM é comemorada desde 1992 em mais de 120 países e, no Brasil, tem suas ações coordenadas pelo Ministério da Saúde desde 1999. Nesta mesma época, a Sociedade Brasileira de Pediatria lançou a “campanha da madrinha”, que a partir de 2004 passou a ser realizada em parceria com o MS. Já ajudaram a divulgar as vantagens do aleitamento materno Luiza Brunet (1999), Gloria Pires (2000), Isabel Fillardis (2001), Claudia Rodrigues (2002), Luiza Thomé (2003), Maria Paula (2004 e 2005), Vera Viel (2005), Cássia Kiss (2006), Vanessa Lóes e Thiago Lacerda (2007) e Dira Paes (2008).

O convite à Claudia Leitte foi feito pelo ministro José Gomes Temporão. A cantora foi escolhida pelo seu exemplo. Além de amamentar Davi, Cláudia tem declarado que considera isto fundamental.

“Esse contato que tive com meu filho por meio da amamentação só quem amamenta tem. O que troquei com ele, a cumplicidade que a gente desenvolveu é muito grande. Tenho certeza que aconteceu uma coisa mágica entre nós, que vai ficar para o resto da vida. Fora o fato de que do leite materno ser responsável por prevenir um monte de doenças e infecções e outras coisas mais importantes no desenvolvimento do bebê”, declara a madrinha de 2009.

Claudia deixa um recado para as mães: “Não deixe de amamentar, por nenhum motivo, e sejam muito felizes nesse momento, porque o que a gente sente quando é a provedora do alimento do nosso filho, e ele é feito dentro do nosso corpo é algo que nos faz poderosas”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.