Retrato da espera

Olhar poético do artista plástico paulista Pedro Henrique Moutinho ganha cada vez mais força entre as futuras mamães

Gravidez registrada em desenhos

Como um momento único na vida da mulher, a gravidez, por si só, já tem um olhar poético. Mas quando esse olhar transforma-se em traço e vai para o papel, muitas futuras mães chegam a ser pegas de surpresa. É isso que está acontecendo com as gestantes desenhadas e retratadas pelo artista plástico Pedro Henrique Moutinho.

Mari e Pedro por Pedro Henrique Moutinho

Há 10 anos dedicando-se exclusivamente às Artes Plásticas e Cênicas, Pedro Henrique especializou-se no estudo das formas femininas. Depois de mais de 100 desenhos em nanquim, aquarela, grafite, carvão e lápis conté, o artista descobriu nas gestantes um olhar nem sempre captado nas fotografias, por exemplo. É um olhar mais poético e lúdico, a captação de um momento entre o real e o ideal.

Além de mais sensíveis, os desenhos também garantem às grávidas um registro exclusivo da nova fase, colocando a gestação em um patamar de obra de arte. “O desenho, a pintura, o registro artístico de forma geral tem, a meu ver, a chance de captar a particularidade de cada gestação. Minha ideia é tentar retratar não só a imagem da futura mãe, mas também alcançar a subjetividade e as sensações dela. O que é muito intenso nesse que é um dos momentos mais sublimes da experiência feminina”, explica o artista plástico.

Quem já posou para o artista concorda. Para a atriz Daniela Marin, grávida de 7 meses e sendo registrada por Pedro Henrique Moutinho desde o primeiro mês de gestação, cada desenho é uma descoberta: ora da filha que se mexe e cresce por dentro, ora da mãe que se revela por fora a cada etapa do momento de espera.

“Não é uma experiência mecânica, é um momento de penetração da imagem, criada por um artista com propriedade de atenção, o que me deixa extremamente à vontade para revelar íntimas expressões, como dar risada de mim mesma ao observar a mudança da plasticidade da pele e me encontrar em duas”, define Daniela.

Como é o processo:

  • Só é necessária uma sessão.
  • Você vai ficar em 3 poses diferentes. Cômodas e pensadas em conjunto.
  • Se você for ficar mais à vontade, pode o futuro papai pode acompanhar a sessão. É uma experiência incrível para o casal.
  • Cada pose dura, no máximo, 5 minutos. Fique tranquila.
  • O artista faz somente os rascunhos na sessão.
  • Após a sessão, o artista trata os 3 rascunhos em até 5 dias úteis e os envia por email para que você escolha seu favorito para virar quadro.
  • Você pode indicar preferência de cores e escolher os tratamentos que desejar de acordo com outros quadros do artista.
  • Depois da escolha do desenho, o quadro é finalizado em até 5 dias úteis.
  • Os prazos podem ser menores. Assim que seu desenho ficar pronto, entraremos em contato.
  • Para quadros emoldurados, o prazo de produção da moldura é de mais 5 dias úteis.

Currículo do artista:

Pedro Henrique Moutinho se formou em artes plásticas em 2002 pela FAAP (Fundação Armando Alvares Penteado). Na sua primeira exposição, surpreendeu os mestres e colegas apresentando centenas de desenhos a nanquim e pinturas a óleo em formatos minúsculos. Durantes estes 10 anos, Pedro Henrique se dedica exclusivamente ao exercício das artes, dividindo-se entre as artes plásticas e as artes cênicas. Está hora em frente às telas, hora em cima do palco.

A mistura dessas duas práticas o transformou no artista plástico sensível e observador que é. Depois de sua primeira exposição, o artista priorizou o aprofundamento das técnicas aprendidas e aperfeiçoou suas cores e pinceladas com a aquarela. Estes estudos culminaram em mais uma exposição que aconteceu em 2005, na Osteria Don Boseggia. Dois anos depois participou ainda de uma exposição coletiva no ID, com uma coleção de telas quadradas pintadas a óleo sob o tema Solidão.

Há um ano, Pedro imergiu no estudo das formas femininas. Depois de 20 modelos, mais de 100 desenhos em nanquim, aquarela, grafite, carvão e lápis conté, Pedro prepara uma nova exposição para 2012.

Site:www.retratodaespera.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.