Dia Nacional do Combate ao Bullying e à Violência na Escola ressalta importância de buscar soluções para o problema.
Algo que não se restringe ao ambiente escolar, o bullying é uma ação intencional e contínua, que é executa visando causar danos a uma pessoa. Conta, ainda, com a atuação de um grupo, seja por incentivo ou por omissão. Neste caso, existe um desequilíbrio de forças entre os atores do problema, sendo o aluno agredido alguém que permanece numa condição mais fragilizada”. A explicação é de Esther Carvalho, diretora-geral do Colégio Rio Branco.
Diferente, no entanto, é o conflito. Este é inerente ao desenvolvimento das relações humanas, tanto nas interpessoais, quanto nas intrapessoais. O conflito é causado por divergências, mas não apresenta, na maioria das vezes, desequilíbrio de forças entre os envolvidos. “Ele é importante para o desenvolvimento do indivíduo porque nos tira do lugar confortável e nos faz crescer. Por isso, é fundamental trabalhá-lo de maneira construtiva e saudável”, ressalta Esther Carvalho.
Os conflitos são processos naturais da vida. Aprender a solucioná-los faz parte do desenvolvimento do indivíduo, especialmente no ambiente escolar. “Para que as crianças aprendam a conviver e a fazer suas próprias escolhas, assim como a restabelecer suas relações, a escola deve servir como matriz de desenvolvimento dos aspectos sociais, ensinando respeito, empatia e ética”, destaca a educadora.
O bullying pode se estabelecer de diferentes maneiras. Por isso, no ambiente escolar, é fundamental que o tema seja abordado cuidadosamente, considerando que envolve três atores: o agressor, o agredido e o grupo. “A escola deve tratar a questão de maneira sistêmica, envolvendo os estudantes, os educadores e as famílias. Saber diferenciar bullying de conflito é fundamental para que sejam direcionadas ações assertivas e efetivas, para que as crianças e jovens se fortaleçam e se desenvolvam em sua plenitude”, reforça Esther Carvalho
Fonte: Esther Carvalho, diretora-geral do Colégio Rio Branco. O Colégio Rio Branco é uma das mais reconhecidas instituições de ensino do Brasil, com unidades de Educação Infantil ao Ensino Médio em São Paulo (Higienópolis) e Cotia (Granja Vianna). O colégio é associado à UNESCO e orienta seu projeto pedagógico na aquisição de conhecimentos e competências permeadas pelo diálogo, respeito à diversidade, atitude crítica e edificada em princípios éticos e de solidariedade.