Dia do Amigo: Ensine seus Filhos a Fortalecer Laços de Amizade

Psicoterapeuta infantojuvenil, apresenta maneiras práticas de pais e mães incentivarem as crianças e adolescentes a desenvolverem relacionamentos saudáveis

No Dia do Amigo, comemorado hoje, 20 de junho, as redes sociais estão repletas de homenagens às amizades cultivadas com muito carinho desde a infância. Isso traz à tona a importância de incentivar que nossos filhos valorizem a amizade e sejam bons amigos. As amizades são importantes não apenas para o bem-estar geral, mas também desempenham um papel fundamental no desenvolvimento de habilidades sociais, empatia e autoestima.

No entanto, é muito importante destacar que cada criança é única e desenvolve seus laços de amizade em seu próprio ritmo, o qual deve ser respeitado. Ou seja, nem todas as crianças serão extrovertidas ou terão uma grande quantidade de amigos, e tudo bem que seja assim. 

Existem algumas maneiras de incentivar seu filho a fazer amizades e se tornar um bom amigo. Uma delas é criar ambientes e situações em que seu filho possa interagir com outras crianças. Ajude-o a ouvir atentamente o que os coleguinhas falam, compartilhar e cooperar, além de resolver conflitos de forma pacífica, por meio de diálogos sinceros e acolhedores. Conversar sobre a importância de ter pessoas queridas e como elas podem enriquecer a vida, tornando os desafios do dia a dia mais leves, também é um bom caminho. As crianças também aprendem muito observando comportamentos dos adultos, então seja um modelo positivo de amizade e os inspire pelo exemplo.

Por outro lado, os pais também precisam estar sempre atentos a possíveis problemas de socialização. Observe se há sinais de isolamento, dificuldade em fazer amigos ou quaisquer outros problemas de relacionamento que seu filho ou sua filha possa vivenciar. Mostrar-se disponível para ouvir e oferecer apoio emocional, quando necessário, faz com que se sintam mais seguros e aprendam lidar mais facilmente com sentimentos difíceis e percepções adversas decorrentes de situações vividas entre amigos.

Durante o processo de incentivar seus filhos a terem amizades saudáveis, é essencial evitar pressioná-los ou impor expectativas excessivas ou pessoais. Ajude-os a entender que as amizades são baseadas em respeito mútuo e que todos merecem ser tratados com gentileza e cuidado, mesmo quando nos decepcionam de alguma forma. Lembre-se de que cada criança tem seu próprio ritmo de desenvolvimento e não deve ser comparada com outras. Além disso, convém sempre destacar que cada amizade é única e o importante é a qualidade dos relacionamentos, não a quantidade.

Em resumo, encoraje e apoie seus filhos em suas interações sociais, estando atento a problemas e oferecendo suporte emocional sempre. Com paciência, apoio e comunicação aberta, você poderá fornecer a base para que seus filhos desenvolvam relacionamentos significativos ao longo da vida. 

Como psicoterapeuta, atendo muitas  de crianças e adolescentes que contam sobre as amizades e falam abertamente que os amigos ajudam como um apoio emocional, conforto e encorajamento quando enfrentam desafios como dificuldades na escola, conflitos familiares ou problemas pessoais. Percebo que, quando é um sentimento recíproco, tem um enorme potencial de ajudar a criança a ser compreendida e não se sentir sozinha. Outro ponto evidenciado nos atendimentos aos pacientes é que ter amigos na infância fortalece a autoestima e a confiança das crianças fazendo com que elas se sintam valorizadas e apreciadas por seus amigos, construindo uma imagem positiva sobre si mesmo e desenvolvendo uma autoimagem saudável. Feliz Dia do Amigo para todos!

Fonte: Helen Mavichian é psicoterapeuta especializada em crianças e adolescentes e Mestre em Distúrbios do Desenvolvimento pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. É graduada em Psicologia, com especialização em Psicopedagogia. Pesquisadora do Laboratório de Neurociência Cognitiva e Social, da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Possui experiência na área de Psicologia, com ênfase em neuropsicologia e avaliação de leitura e escrita.

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