A escovação correta previne cáries, mau hálito e doenças gengivais, segunda dentista
imagem Pixabay
Muitas pessoas cometem alguns erros comuns ao escovar os dentes, entre eles, excesso de creme dental, usam muita força na escova ou não usam fio dental, por exemplo. É preciso que essas falhas sejam evitadas para manter a saúde bucal em dia. O cirurgião dentista e fundador da OdontoCompany, Paulo Zahr, pontuou os sete erros mais comuns:
Colocar muito creme dental
Muitas pessoas colocam muito creme dental na escova e o excesso pode ser prejudicial, pois pode desgastar o esmalte dos dentes.
Não usar fio dental
O fio dental é tão importante quanto escovar os dentes. Isso porque, ele ajuda a remover a placa bacteriana e os restos de comida dos espaços entre os dentes, onde a escova não consegue alcançar.
Usar enxaguante bucal de qualquer jeito
O enxaguante bucal não é um substituto para a escovação e o fio dental. Ele deve ser usado apenas como um complemento à limpeza bucal. Dessa maneira, o produto deve ser utilizado após a escovação dos dentes com a escova e também após utilizar o fio dental.
Colocar muita força na escova
Não há necessidade de colocar muita força na escova de dentes. Escovar com muita força pode desgastar o esmalte com o passar do tempo e causar sensibilidade.
Escovar os dentes exageradamente
Os excessos não são saudáveis e escovar os dentes várias vezes por dia também. Isso porque, o excesso de escovação pode ressecar a boca e causar sensibilidade.
Esquecer de escovar a língua
A língua também pode acumular placa bacteriana e restos de comida, o que pode causar mau hálito. Certifique-se de escovar a língua após a escovação, pois ela é tão importante quanto os dentes, utilizar o fio dental e os cuidados com a gengiva. Trata-se de mais um hábito que vai ajudar a melhorar a sua saúde bucal.
Ter pressa na escovação
É importante escovar os dentes por pelo menos cinco minutos e três vezes ao dia. Se você estiver com pressa, é provável que não escove os dentes corretamente. Isso porque, não vai dar tempo de passar a escova em todos os locais necessários (nos dentes da frente, do fundo, na parte de trás etc).
“Evitar erros ao escovar os dentes é fundamental porque a escovação inadequada pode levar a uma série de problemas de saúde bucal. Essa é uma das principais práticas de higiene oral e, quando feita de maneira correta, ajuda a prevenir uma variedade de complicações, como cáries, combate a gengivite (inflamação na gengiva), melhora o hálito, evita o desgaste dentário e preserva o esmalte dental”, explica Zahr.
Também vale ressaltar que é importante recorrer ao dentista para esclarecer dúvidas sobre a escovação, pois permite que você obtenha informações precisas e personalizadas sobre como cuidar da sua saúde bucal adequadamente. Esse profissional pode fornecer dados confiáveis e baseados em evidências sobre as melhores práticas de escovação, considerando sua condição bucal.
Fonte: Cirurgião dentista e fundador da OdontoCompany, Paulo Zahr – OdontoCompany é a maior rede de clínicas odontológicas do mundo, com cerca de 2000 unidades comercializadas espalhadas em todos os estados brasileiros.