Pode até parecer que no inverno os problemas de pele são menores, mas não é verdade e as gestantes devem ter cuidados específicos
O inverno é uma estação que maltrata a pele da maioria das pessoas, mas especialmente das gestantes. “Nessa época do ano, além do ressecamento, a gestante deve ainda se preocupar com o aparecimento de manchas, que acontecem em qualquer época do ano, com frio ou calor”, explica a Dra. Silvia Zimbres, dermatologista da Doux Dermatologia.
O ressecamento da pele da gestante é mais acentuado a partir do segundo trimestre, quando a pele tende a ficar mais ressecada do que de outras pessoas durante o inverno. “A pele costuma estar mais oleosa nos primeiros três meses de gestação. Já no segundo eterceiro trimestre, o ressecamento costuma ser mais intenso”, alerta a dermatologista.
Para evitar o ressecamento, os cuidados com o banho são fundamentais. “Eles não devem ser demorados nem muito quentes. Além disso, o uso de hidratantes específicos é fundamental, pois a pele desidratada apresenta uma tendência maior ao aparecimento de estrias”, ensina a médica. O hidratante deve ser usado em todo o corpo e a concentração de ureia no produto não deve passar os 3%. A Dra. Silvia explica que óleos puros sobre a pele não são efetivos para hidratação, pois permanecem na superfície da pele e não hidratam em profundidade.
Outro problema que assombra as gestantes são as manchas, muito comuns na gravidez. Ao contrário do que a maioria das mulheres pensam, elas não tendem a desaparecer durante o inverno. “As manchas tipo melasma da gravidez acontecem no verão e no inverno, sendo o uso de filtro solar igualmente importante em qualquer época do ano, pois o índice de ultravioleta é alto o ano todo e as oscilações hormonais da gestante acontecem da mesma forma, favorecendo sempre o surgimento de manchas”. Por isso, o uso do filtro solar com proteção acima de FSP 30 é fundamental todos os dias, independente do clima.
Se a pele já apresentar manchas, o dermatologista que acompanha a gestante pode indicar que ela use localmente a vitamina C e até alguns ácidos, como glicólico e kógico.
Para manter a pele saudável durante todo o inverno, também é importante se alimentar bem e beber bastante água para hidratar o corpo, pois mesmo no frio a gestante tem a tendência de reter líquidos. Outra dica da Dra. Silvia é ‘escutar’ a pele. “Ao longo da gravidez ela pode passar por momentos de oleosidade e logo a seguir de ressecamento. Procure um dermatologista para orientar quanto ao que usar em cada momento”.
Dicas:
- Não esqueça nunca o filtro solar, mesmo em dias frios ou chuvosos.
- Hidrate bem a pele do corpo, para que ela possa suportar o estiramento natural.
- Banhos demorados ou muito quentes são prejudiciais, pois aumentam a remoção do manto lipídico (camada protetora da pele).
- O uso excessivo de sabonetes, principalmente os antissépticos, e de esponjas e buchas, também contribuem para o ressecamento da pele.
- Se usar a piscina, tire rapidamente o cloro do corpo.
- Prefira as roupas 100% algodão. Os tecidos mistos e sintéticos acabam prejudicando a transpiração, podendo ocasionar coceira e brotoejas.
- Visite um dermatologista para que ele possa avaliar a pele e indicar o uso de produtos adequados para cada fase da gestação.