Érika Muniz e a singela arte de fotografar bebês

A fotógrafa brasiliense é uma das poucas brasileiras especializadas em retratos de recém-nascidos. 

O olhar diferenciado de um fotógrafo pode transmitir momentos da vida que traçam um indescritível perfil. No caso da fotógrafa Érika Muniz, as lentes de sua máquina transmitem a essência da mais pura e ingênua criatura do mundo: o bebê.

COMO TUDO COMEÇOU

Brasiliense, formada em Publicidade e Propaganda, Érika se dedica de corpo e alma à arte de fotografar recém-nascidos desde 2009. Apaixonada pelo trabalho, ela é uma das raras profissionais brasileiras especializada em bebês. Érika escolheu este caminho por conta da afinidade e carinho que sempre teve pelos pequenos. “Fotografar bebês é, simplesmente, registrar a vida em seu sentido mais puro”, afirma Erika.

O amor pela fotografia é antigo, começou quando a fotógrafa ganhou uma Polaroid – máquina de produção instantânea de fotos – ainda na adolescência. A magia do instantâneo encantou a menina, levou-a a estudar os mistérios da arte e a profissionalização de um exercício a que poucos se dedicam, homenagear a vida.

ESPECIALIZAÇÃO

. Ela estudou em uma das maiores escolas de fotografia do mundo, a International Center of Photography, em Nova York. Érika participou também de cursos ministrados por grandes nomes da fotografia de recém-nascidos no mundo, como Danielle Hamilton, em São Paulo e as americanas Carrie Sandoval e Brittany Woodall, do estúdio Baby as Art, em Fallbrook, na Califórnia.

O ESTÚDIO

Em Brasília, a fotógrafa Érika Muniz comanda o primeiro estúdio especializado em retratos de bebês do Brasil. O local é todo pensado em prol do bem estar dos recém-nascidos. O banheiro conta com trocador e banheira. Na sala principal, as mamães dispõem de uma poltrona confortável onde podem amamentar.

Como as fotografias são feitas, geralmente, com crianças muito pequenas, ainda no primeiro mês de vida, o espaço fica com a calefação ligada. “Quanto mais novinho o bebê, mais profundo é o sono. Como as fotos são feitas com a criança dormindo fica mais fácil trabalhar desta maneira”, explica Érika

Todos os adereços usados são lavados com frequência com sabão neutro. Antes de cada ensaio, Érika se preocupa em trocar de roupa e vestir uma limpa para evitar qualquer tipo de alergia na criança. A fotógrafa fica sempre atenta também ao uso do álcool em gel para precaver contaminações. “Aqui temos cuidados parecidos com os que se costuma ter em casa, mas a atenção é redobrada”, justifica.

 

 

Deixe um comentário