Um exercício que ajuda no parto normal, previne hemorroidas e a incontinência urinária antes e depois do parto, e ainda pode ajudar na sexualidade
Esse famoso método foi desenvolvido no fim da década de 1940, pelo ginecologista Arnold Kegel. Os exercícios são desdobramentos dos estudos científicos do médico sobre o controle da incapacidade de retenção da urina no pós-parto.
Para a grávida que quer ter parto normal, o ideal é passar a fazer frequentemente os exercícios Kegel. Essa ginástica trabalha a musculatura do assoalho pélvico e ajuda a fortalecer os músculos que suportam o útero. Os músculos vaginais também são fortalecidos.
Isso facilita, e muito, o trabalho de parto. Fortalecer esses músculos durante a gravidez dá a habilidade de controlar a musculatura durante o parto. Tonificar esses músculos também pode minimizar dois problemas comuns da gravidez: incontinência urinária e hemorroidas.
Os exercícios Kegel também são recomendados depois da gravidez para acelerar a recuperação, melhorar o controle da bexiga e fortalecer o assoalho pélvico. Eles também acabam beneficiando sua vida sexual. Estudos demonstraram que as mulheres que seguiram a série de exercícios relataram uma maior facilidade para atingir o orgasmo.
O melhor desses exercícios é que podem ser feitos em qualquer lugar, em qualquer hora. Tente fazer toda vez que estiver dirigindo e ter que parar no sinal vermelho ou enquanto está na sala de espera do médico.
Para descobrir como exercitar o músculo certo, pratique parar o jato urinário enquanto estiver no banheiro. Contraia o músculo pélvico por 10 segundos e, então, relaxe. Repita de 10 a 12 vezes.
Respire normalmente durante os exercícios e faça-os no mínimo três vezes ao dia. Tente não mover as pernas, os glúteos e os músculos abdominais durantes os exercícios.
Muitas mulheres sentem uma melhora após fazer estes exercícios todos os dias por três a seis meses.