Neste dia 21 de junho, começou oficialmente o inverno, e com a estação a queda da temperatura e frio tendem a aumentar, e o ar mais seco agrava a poluição.
Dessa forma, a entrada de vírus e bactérias no organismo se torna mais fácil, impactando nossa imunidade e nos deixando mais suscetíveis às dores de ouvido, espirros, tosses, coriza e sintomas de doenças infecciosas, comuns nesta época, como os resfriados, sinusites, otites, amigdalites e gripes. No entanto, existem diversas maneiras de reforçar o sistema natural de defesa do corpo, desde uma alimentação equilibrada, prática de exercícios e sono regulado, até ações de lazer e relaxamento. Além disso, nos últimos dois anos, a indústria cosmética e farmacêutica tem pontuado a relevância da aromaterapia a partir de óleos essenciais (OEs) para contribuir de forma natural com o sistema imunológico.
“A aromaterapia é uma antiga arte e ciência de misturar óleos essenciais extraídos de plantas e outros compostos vegetais no intuito de harmonizar, equilibrar e auxiliam no fortalecimento do sistema imunológico natural, além de também serem usados na limpeza doméstica, ajudando na consolidação da proteção da casa”, explica Jamar Tejada, farmacêutico naturopata.
As substâncias que compõem o aroma dos óleos essenciais desprendem partículas que estimulam as células nervosas, as responsáveis por ordenar as atividades como produção, liberação e controle de diversos neurotransmissores que podem aumentar a imunidade e equilibrar o funcionamento do organismo de forma geral, estimulando a ativação de áreas do cérebro relacionadas às emoções e que ocasionam reações fisiológicas.
Jamar Tejada, destacou seis óleos essenciais que valem a pena adotar em nosso dia a dia para fortalecer o nosso sistema imunológico e melhorar a nossa saúde como um todo.
Canela: com ação anti-inflamatória, antibacteriano e antiviral, o óleo essencial de canela proporciona uma maior proteção contra os vírus e bactérias que podem atacar o nosso sistema imunológico.
Abeto: sua composição estimula a imunidade e isso auxilia na defesa do corpo contra gripes e resfriados.
Orégano: um antibiótico natural, graças ao seu teor de carvacrol e timol, o orégano pode ser utilizado para auxiliar no processo de cura de gripes e resfriados. Algumas pessoas também o utilizam nos pés, antes de colocar as meias, para espantar o frio.
Limão: conhecido para a imunidade do corpo, o óleo essencial do limão age no sistema linfático, auxiliando seu organismo a se livrar dos resíduos que não fazem bem para ele.
Lavanda: o medo e os pensamentos pessimistas também podem deixar a imunidade mais fraca. Para evitar isso, o óleo essencial de lavanda auxilia no controle das emoções e dá calmaria durante o dia a dia. Problemas como dores de cabeça, enxaquecas, estresse, tensão no corpo e ansiedade podem ter seus sintomas reduzidos com ajuda da lavanda. Além de ser uma ótima opção para melhorar a qualidade do sono, combatendo a insônia.
Cravo: um poderoso antioxidante, antiviral e anti-inflamatório, o óleo do cravo pode ser utilizado para realizar gargarejos limpando e aliviando dores na garganta, e tendo efeito antibacteriano.
Tea tree: o óleo essencial é antifúngico, anti-infeccioso, antiséptico, antiviral, e fortalece a imunidade, auxiliando na disposição do trabalho diário. Seu poder antiviral é um dos mais fortes entre os óleos essenciais, o que faz dele parte de tratamentos de pacientes com baixa imunidade.
Fonte: Jamar Tejada, Farmacêutico Naturopata.