A alopecia por tração é uma perda de cabelo considerada uma das principais quedas, causada por puxar repetidamente o cabelo
1) A alopecia por tração é uma perda de cabelo considerada uma das principais quedas, causada por puxar repetidamente o cabelo. Você pode desenvolver essa condição se costuma usar o cabelo em rabo de cavalo apertado, coque e tranças, por exemplo. A alopecia por tração pode ser revertida se você parar de puxar o cabelo para trás. Mas se a intervenção não for feita de forma breve, a perda de cabelo pode ser permanente e trazer um enfraquecimento dos fios.
2) Ter um olhar precocemente e eliminar a causa da tensão é a primeira medida a ser tomada. Mas caso a alopecia esteja avançada, vale investir em tratamentos de estímulo, como microagulhamento, ledterapia e loções tópicas. Mas se você já perdeu muito cabelo e não está voltando a crescer, um procedimento de transplante capilar pode ser uma opção. Consultar um especialista tricologista é o mais indicado para orientar o melhor tratamento.
3) O principal cuidado para alopecia por tração é mudar o seu penteado. Evitar usar o cabelo em um estilo muito apertado. Você saberá que está muito apertado se doer, seja no rabo de cavalo, coque ou tranças. E evitar uso prolongado de extensões capilares como apliques e megahair.
4) Além da perda de cabelo incomum, a alopecia por tração apresenta muitas outras queixas. Uma retração da primeira linha da implantação dos cabelos, que é a região frontal, e laterais do couro cabeludo, as chamadas têmporas, são mais afetadas. No entanto, você pode notar perda de cabelo em outras áreas do couro cabeludo, dependendo do estilo do penteado. Além da perda do cabelo, a alopecia por tração pode causar alargamento na partição frontal, enfraquecimento dos fios, fios quebrados, inflamação ou vermelhidão no couro cabeludo, dor e coceira.
5) A alopecia por tração é reversível, mas você pode tratá-la rapidamente. Se você parar de usar o cabelo no penteado apertado que a causou, seu cabelo voltará a crescer normalmente. Mas se você permanecer penteando os cabelos da mesma maneira, a perda, como dito anteriormente, pode se tornar permanente.
Aqui vão algumas maneiras para evitar essa condição:
*Mude seu penteado a cada duas semanas. Por exemplo, alterne entre tranças e use um rabo de cavalo mais baixo e frouxo.
*Evite usar o elástico fino, pois eles podem arrancar e quebrar o cabelo. Quando prender, o ideal é que seja com scruch.
*Se fizer extensões, use-as apenas por um curto período de tempo e faça uma pausa entre cada uso.
*Quando trançar os cabelos, torne as tranças grossas. As tranças mais finas podem puxar os cabelos com mais força.
*É importante o cuidado pela tensão prolongada dos fios. Quem tem costume de prender os cabelos diariamente, sem soltá-los um pouco.
Fonte: Sandra Perondi, tricologista e diretora técnica da rede Mais Cabello