Tantas são as datas marcantes de Novembro. Mas uma delas chama atenção por sua importância para o emocional do indivíduo: O dia mundial da gentileza – 13.11
Você sabia que ser gentil, ser empático, ser grato, traz benefícios reais para a saúde mental? Sim, auxiliam no bem-estar físico e emocional? Essa reflexão nos leva a lembrar do que nos torna mais humanos. Os ecos de um gesto gentil são efetivamente infinitos, assim como o sentimento de gratidão. Seja sempre gentil em suas palavras, ações e pensamentos. Assim como a gratidão também deve ser valorizada, pois ambos, gentileza e gratidão, contribuem de forma positiva para equilibrar nosso sistema emocional.
Por vezes, ouvimos as pessoas dizendo: Por mais que eu faça para as pessoas, não sinto que estão agradecidas e isso me magoa muito”. “Fiz tanto e o outro não me deu valor.”
Então, vamos pensar juntos sobre isso: Pergunte a si mesmo: A pessoa pediu sua ajuda? Se pediu e pede sempre e não é agradecida, está na hora de você rever essa relação. Será que você não está sendo abusado pelo outro? Será que você não está sendo usada? Se for esse o motivo, o problema está mais em você do que nela. Falta você aprender a dizer não e não se colocar sempre disponível. Ser gentil é uma atitude altruísta que auxilia e muito no sentimento de bem estar e na produção dos chamados hormônios do bem.
Assim como a gratidão também auxilia nessa produção. Ela promove o estímulo neural que libera a produção de hormônios propiciando uma sensação de prazer. Hormônios como a oxitocina, endorfina e a serotonina. Orientados por estas premissas não podemos deixar de pontuar os aspectos relevantes destes benefícios para a nossa saúde como um todo, pois uma vez que nosso sistema imunológico está fortalecido por uma onda de hormônios do bem, sem dúvida, teremos uma consequente elevação de melhoria do sistema imunológico, diminuindo os riscos de doenças e também possibilitando o prolongamento da vida, já que também teremos uma maior produção das células de defesa do organismo.
Porém o autoconhecimento nos leva a criticar o que sentimento, nos levando a tentar entender quem quero agradar a todo momento, a mim ou ao outro?
Porque o não reconhecimento do outro me incomoda tanto? Esse personagem bonzinho, que consegue tudo, resolve tudo, faz tudo, é importante para que eu me sinta preenchido? Tenho medo de perder as pessoas, perder a admiração delas se não ajudar sempre? Estou querendo holofotes? Ou a gentileza que pratico e carrego são genuínas, me fazem e não espero nada em troca? Vale muito a reflexão.
Portanto, seja gentil e grato sempre. Ninguém sabe pelo que o outro possa estar passando, então leve um sorriso e uma mão estendida sempre que possível, sem esperar nada em troca. Seja grato e gentil. Afinal, podemos sim, ser sol no dia nublado de alguém. E desta forma, seremos recompensados com uma sensação de prazer por ter conseguido, através de um ato sensível, auxiliar e fazer o dia do outro mais leve.
Não esqueça: nos momentos mais tensos e conflituosos, bons pensamentos e pequenas atitudes podem transformar o mundo. Afinal, guerra gera guerra e gentileza, além de estimular mais gentileza também pode estimular o equilíbrio emocional e as boas relações interpessoais, tão importantes para a harmonia pessoal e alheia.
Fonte: Dra. Andréa Ladislau / Psicanalista