Quem nunca se embaralhou ao encontrar diferentes símbolos estampados nas etiquetas das roupas?
Criados para ilustrar o que deve ou não ser feito na lavagem, esses desenhos servem como guias de cuidados a serem seguidos para prolongar a vida útil das roupas. Afinal, é comum encontrar quem, em algum momento, cometeu um erro e perdeu uma peça de roupa por lavar ou secar de forma incorreta.
Para tirar as indesejadas manchas, nada melhor que o uso de alvejantes. Quando a etiqueta possui o triângulo, quer dizer que é permitido o uso do produto. “Essa é uma técnica delicada de qualquer lavagem. Atenção, pois, caso haja um X sobreposto a figura, o alvejante não deve ser usado”, explica.
Algumas imagens parecem fáceis de interpretar, mas é necessário cuidado para que a lavagem ocorra de forma certa. “Um dos mais comuns é o balde com água, que aponta que a peça pode ser lavada em máquinas. Somente o círculo quer dizer que é permitido a lavagem a seco, já quando o X sobrepõe o símbolo quer dizer que não se recomenda esse tipo de lavagem. Quando o símbolo for um balde de água com X é proibido lavar com água, já o balde com água e uma mão dentro indica somente lavagem manual”, explica o CEO.
Essas indicações são muito importantes, pois o risco de encolhimento ou de danos nas peças por altas temperaturas é grande. “No caso do balde com 30°C ou com uma bolinha dentro, a temperatura máxima da água é de 30°C. Para o balde com 40 °C ou com duas bolinhas dentro, 40 °C e o balde com 60 °C ou com três bolinhas dentro, 60 °C”, explica.
Já para a secagem, os símbolos mais comuns são o quadrado com círculo dentro e um “X” em cima, indicando que é proibido usar secadora, que aponta para não secar e o somente o quadrado para quando é permitido secar em máquinas.
Fonte: A Lavô é a maior franquia de lavanderias self-service do Brasil. CEO da Lavô Angelo Donaton