“Galáxia Lucas” usa abordagem lúdica para levar informação sobre hemofilia para a sociedade
Lucas é uma criança muito inteligente, apaixonada pelo espaço sideral e com uma imaginação tão fértil que transforma qualquer brincadeira em uma verdadeira aventura. Mesmo vivendo a primeira infância, já passou por muitas experiências e peripécias – tanto reais quanto imaginárias. Em sua mente, ele enfrenta os desafios do espaço, e na vida real, teve de aprender a lidar com seu diagnóstico: a hemofilia.
Lucas é um personagem animado criado pela Roche Farma Brasil, em parceria com a Agência Vitrio, para disseminar informações sobre a hemofilia – condição genética rara que causa distúrbios de coagulação sanguínea, ocasionando sangramentos recorrentes. O garoto ganhou uma mini-série de vídeos onde mostra de forma lúdica como é seu cotidiano vivendo com a condição. A ideia é sensibilizar familiares e cuidadores, a fim de gerar identificação em crianças com hemofilia, tirando dúvidas e oferecendo uma alternativa leve para ensinar e conscientizar sobre os cuidados adequados para os pacientes e suas famílias.
O traje espacial imaginário de Lucas é super tecnológico e representa a inovação por trás das alternativas de cuidado para sua condição. E, na animação, é justamente graças a essa tecnologia que o personagem pode viver todas as suas aventuras e se divertir como qualquer menino da sua idade. Trazendo a história para a vida real, a animação procura informar pais e cuidadores sobre a possibilidade de crianças com hemofilia terem mais autonomia e liberdade graças às diferentes alternativas de manejo da doença que existem atualmente.
Inovar Sempre É Preciso
A série Galáxia Lucas faz parte da campanha “Inovar Sempre é Preciso”, idealizada para informar e educar a sociedade sobre a hemofilia e seus desafios, com intuito de mostrar que é possível ter qualidade de vida e liberdade durante toda a infância, juventude e vida adulta, convivendo bem com a doença. “A hemofilia ainda é uma doença pouco conhecida pela população brasileira, o que representa diversos desafios na vida de pacientes e seus familiares e cuidadores. É fundamental educarmos as pessoas para que se conscientizem sobre as necessidades desses pacientes, especialmente na infância, tornando possível o acesso aos cuidados adequados, a inclusão e o combate à estigmatização das pessoas com hemofilia”, afirma Michelle França, diretora médica da Roche Farma Brasil.
A pesquisa Um retrato da Hemofilia no Brasil também faz parte da campanha, que entrevistou 65 cuidadores de crianças e adolescentes com hemofilia A moderada ou grave e mostrou que 42% dos entrevistados acreditam que o Brasil está pouco ou nada preparado para lidar com pessoas com hemofilia.
O desconhecimento da sociedade brasileira sobre a doença é um ponto de atenção levantado por parcela significativa dos cuidadores entrevistados, já que para 86% deles, a troca de informações com a sociedade sobre como é conviver com a hemofilia precisa melhorar. Esse dado reforça a importância de campanhas educativas e informativas sobre o tema a fim de esclarecer mitos ainda difundidos e sensibilizar a população a respeito nos setores dedicados à atenção básica e à primeira infância.
Sobre a hemofilia
No Brasil, existem 13 mil pessoas vivendo com a hemofilia, segundo o Ministério da Saúde. Há dois tipos desta condição genética, que afeta quase na sua totalidade o sexo masculino: a hemofilia A, mais comum, e a hemofilia B. A diferença está em qual fator de coagulação do sangue é deficiente no organismo da pessoa.
Também segundo a pesquisa, para a comunidade de hemofilia no país, os principais pontos de melhoria no tratamento da hemofilia A na população pediátrica são a disponibilização de soluções que evitem sangramentos (61%), otimização do número das aplicações (49%) e modo de aplicação (55%).
Fonte: www.roche.com.br –Roche Fundada em 1896, em Basileia, na Suíça, como um dos primeiros fabricantes industriais de medicamentos de marca, a Roche se tornou a maior empresa de biotecnologia do mundo e líder mundial em diagnóstico in-vitro. A empresa explora a excelência científica com a finalidade de descobrir e desenvolver medicamentos e diagnósticos para melhorar e salvar a vida de pessoas no mundo todo.