Crianças com Deficiência são Representadas em Brinquedos de Montar.

Linha promove a inclusão, com crianças se “enxergando” nos personagens

Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), quase 240 milhões de crianças no mundo têm alguma deficiência e, no Brasil, de acordo com o último censo do IBGE, de 2010, são cerca de 3,5 milhões de crianças, de até 14 anos de idade, nesse perfil.

A inclusão, que se faz necessária nos mais variados aspectos, passa também pelo brincar e o lúdico é de extrema importância para o desenvolvimento da criança. Mas quando se tem uma deficiência, não se enxergar nos bonecos “padrões” faz com que aconteça totalmente o inverso e a criança se sinta excluída. Com o foco em brinquedos que sejam para todas as crianças e, inclusive, integrem também os pais, para que se aproximem mais dos filhos, a Eu Amo Papelão, do Grupo Mazurky, criou, em sua Linha Destaque, Pinte e Monte, personagens com deficiências (cadeirante, deficiente auditivo, com agenesia de membro – desenvolvimento incompleto de parte do corpo) ou características físicas específicas (com óculos, cabelos crespo ou raspado, acima do peso, orientais, entre outros).

A empresa Wise Hands, primeira Include Tech Start Up de Tecnologia e Acessibilidade, colaborou com a iniciativa, tornando o brinquedo mais acessível através da tradução em libras, legendas e audiodescrição dos vídeos de apresentação do projeto e de montagem dos produtos. Dessa forma, pessoas com deficiências visual e auditiva também podem ter acesso às informações.

Criação

A iniciativa foi criada a partir de um pedido feito por Roberta, filha de Simone Menda, idealizadora da Eu Amo Papelão. A garota, que nasceu com alguns dedos das mãos diferentes devido a uma brida amniótica, pediu uma boneca que se parecesse com ela. A mãe, então, contatou diversas empresas de brinquedos, sem sucesso. Percebendo que poderia implantar a ideia na Eu Amo Papelão, iniciou o projeto ouvindo e se baseando em pessoas com vivências de vida e trabalho em questões de diversidade.

Os bonequinhos de papelão – que podem ser inseridos em cenários do mesmo material, como escola ou praça, podem ser montados e desmontados a qualquer hora, além de serem personalizados pela criança, por meio de pintura.

Inclusão e Representatividade

As crianças que possuem deficiências motora, cognitiva, visual, auditiva, de fala ou de linguagem, ao se verem nos brinquedos estarão superando desafios extremamente relevantes para o desenvolvimento, que também influenciam na saúde mental e emocional dos pequenos.

A infância é uma fase preciosa. É o momento do brincar, da descoberta e de ensinar as crianças que as pessoas são diferentes, e que cada diferença é o que as tornam únicas e especiais; que é preciso respeitar a diversidade e que a única coisa a ser igual são os direitos de todo cidadão à inclusão na sociedade.

Para saber mais sobre os brinquedos da Eu Amo Papelão, acesse o site loja.euamopapelao.com.br/, ou o Instagram – @euamopapelao.

Fonte:

A Eu Amo Papelão traz a proposta de brinquedos nos quais adultos e crianças possam brincar juntos, aliando diversão e criatividade, proporcionando momentos felizes em família, através do papelão, com, ainda, mais um propósito: o da sustentabilidade

Grupo Mazurky Há mais de uma década no mercado, a Mazurky é uma empresa especializada no desenvolvimento e fabricação de caixas de papelão e acessórios de papelão ondulado

Deixe um comentário