Corrigir durante a fase dos dentes de leite impedirá que a arcada e face da criança se desenvolva assimétrica e torta
Quando a mamãe faz o pré-natal odontológico recebe as orientações para que a primeira visita do bebê ao odontopediatra ocorra logo após o nascimento.
Isto é importante para que o profissional possa avaliar a língua, analisando se apresenta freio curto ou adequado (teste da linguinha). Muitas vezes um freio muito curto poderia dificultar na amamentação e no desenvolvimento da fala no futuro.
Além disso, são avaliadas as gengivas do bebê e a presença de dentes “a mais”, pérolas de esmalte dentário ou erupção adiantada dos dentes de leite, dentre outros problemas.
Exame das gengivas e da língua da criançaFotos:Profa. Dra. Silvia Chedid
Depois desta primeira visita, a próxima recomendada será após a erupção do primeiro dente de leite.
Avaliação da mordida cruzada anterior na erupção dos primeiros dentes, onde já é possível a correção.Foto: Profa. Dra. Silvia Chedid
O acompanhamento das diferentes fases de erupção de todos os dentes de leite pode ajudar a prevenir problemas ortodônticos, podendo reduzir a necessidade de aparelhos e o tempo de tratamento no futuro.
Correção de mordida cruzada do lado direito. – observar a mudança no sorriso da criança.Foto:Profa. Dra. Silvia Chedid
Há diversas formas de tratar os dentes de leite e quando identificado problemas de padrão facial alterados é possível tratar e reverter o desenvolvimento de um padrão facial inadequado, como, por exemplo, crianças com o “queixo” para frente ou mordidas cruzadas.
A correção durante a fase dos dentes de leite impede que a arcada e face da criança se desenvolva assimétrica e torta no futuro.