O distúrbio envolve dificuldades no controle das emoções e do comportamento e determina o futuro do adulto
Agressão e crueldade com pessoas ou animais, destruição de propriedade, fraude ou roubo, violações graves a regras e mentir e/ou enganar para obter ganhos materiais ou favores para fugir de obrigações, são alguns sinais que a pessoa com Transtorno de Conduta apresenta.
O distúrbio, em geral, tem início no final da infância ou no começo da adolescência e é mais comum em meninos do que em meninas. As crianças, quando pequenas, apresentam um comportamento mais egoísta e insensível aos sentimentos e emoções dos outros. O Transtorno de Conduta é diagnosticado apenas quando a criança descumpre as regras e os direitos alheios de forma repetida, persistente e não condizente com sua faixa etária.
A psicóloga do Núcleo de Apoio Psicológico e Psicopedagógico (NAPP) da Faculdade Santa Marcelina, Cristiane Duez Verzaro dos Santos, explica que a hereditariedade e o ambiente podem influenciar o desenvolvimento de um transtorno de conduta. A criança muitas vezes, tem pais com um distúrbio de saúde mental, como abuso de drogas, TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção), Transtorno de Humor, Esquizofrenia e Transtorno de Personalidade Antissocial. “Em geral, a criança com um transtorno de conduta tem as seguintes características: egoísmo, relacionamentos ruins, não apresenta culpa diante de algo inadequado, insensível às emoções dos outros, crueldade com animais, mentiras, furtos, danifica propriedades, pode praticar bullying, brigas constantes, violação de regras e uso de drogas”, disse Cristiane.
A seguir, a psicóloga fala sobre o padrão persistente do mal comportamento que viola as principais normas e regras próprias para a idade.
Como os pais devem observar a mudança de comportamento em crianças e adolescentes?
Os pais necessitam estar atentos a qualquer mudança repentina de comportamento: isolamento diante de um grupo (família, amigos), isolamento dentro de casa (trancar-se no quarto), mudança de visual para algo mais agressivo, confrontos e evitação familiar, desrespeito às regras (mesmo dentro de casa), mudança de comportamento na escola, mudança do grupo de amigos, mentiras e furtos. Os pais devem ser firmes com seus filhos, mas tomando cuidado para que não se perca o respeito. Necessitam de bons exemplos, pois costumam se espelhar e reproduzir comportamentos observados. Adolescentes precisam saber exatamente o que se espera deles e que consequência terão se desobedecerem, daí a necessidade de clareza na fala dos pais. Lembrando que tudo deve ser observado, dentro de um contexto.
Quais os principais sinais que a criança e o adolescente apresentam?
A criança ou adolescente deve ter pelo menos 3 dos 15 comportamentos descritos abaixo:
Agressão e crueldade com pessoas ou animais;
Frequentemente provoca, ameaça ou intimida os outros e inicia lutas corporais;
Uso de materiais que podem causar ferimentos graves (pau, pedra, caco de vidro, faca, revólver);
Roubar ou assaltar;
Abusar sexualmente;
Destruição de propriedade;
Destruir ou provocar danos em propriedade alheia;
Fraude ou roubo;
Arrombar e invadir casa, prédio ou carro;
Mentir e enganar para obter ganhos materiais ou favores para fugir de obrigações;
Furtar objetos de valor;
Violações graves a regras;
Frequentemente passa a noite fora, apesar da proibição dos pais (antes dos 13 anos);
Fugir de casa ou ausentando-se por longo período sem a permissão dos responsáveis;
Faltar na escola sem motivo, “cabulando ou matando aulas” frequentemente, (antes dos 15 anos).
Fonte: Faculdade Santa Marcelina é uma instituição mantida pela Associação Santa Marcelina – ASM, fundada em 1º de janeiro de 1915 como entidade filantrópica. Desde o início, os princípios de orientação, formação e educação da juventude foram os alicerces do trabalho das Irmãs Marcelinas. Em São Paulo, as unidades de ensino superior iniciaram seus trabalhos nos bairros de Perdizes, em 1929, e Itaquera, em 1999.