Neuropsicóloga Bárbara Calmeto, diretora do Autonomia Instituto explica abaixo algumas palavras-chave que podem ser úteis para aprender mais sobre TEA e estimular a inclusão social
1. Autismo: Um transtorno neurológico que afeta a comunicação, interação social, interesses e comportamentos de uma pessoa.
2. Neurodiversidade: O reconhecimento e a celebração da diversidade no funcionamento neurológico, incluindo o autismo.
3. Estimulação sensorial: A forma como o cérebro processa e responde aos estímulos sensoriais, como som, luz, texturas e cheiros. Pessoas autistas podem ter diferentes sensibilidades sensoriais.
4. Rotina: Uma sequência de atividades que ocorre regularmente em uma ordem específica. A rotina pode ser reconfortante e oferecer previsibilidade para pessoas autistas.
5. Comunicação não-verbal: Formas de comunicação que não envolvem o uso de palavras faladas, como linguagem corporal, gestos, expressões faciais e comunicação por meio de dispositivos assistivos.
6. Estereotipias: Movimentos repetitivos, restritos ou estereotipados que algumas pessoas autistas podem exibir, como balançar o corpo, girar objetos ou bater as mãos.
7. Hiperfoco: Uma intensa concentração e interesse em um determinado assunto ou atividade, com a capacidade de se envolver por longos períodos de tempo.
8. Sobrecarga sensorial: Quando uma pessoa autista experimenta uma quantidade excessiva de estímulos sensoriais, o que pode ser avassalador e desencadear estresse, ansiedade ou desconforto.
9. Comunicação social atípica: Dificuldades na interação social e na compreensão de regras sociais não-verbais, como manter contato visual, entender sarcasmo ou captar pistas sociais sutis.
10. Apoios visuais: Ferramentas visuais, como calendários, agendas, listas de tarefas ou diagramas, que ajudam a estruturar e organizar a rotina de uma pessoa autista.
11. Meltdown: Um estado de sobrecarga emocional em que uma pessoa autista perde o controle sobre suas emoções, podendo resultar em explosões de raiva, choro, agressividade ou comportamentos autolesivos. É uma reação ao estresse e à dificuldade em lidar com uma situação desafiadora.
12. Shutdown: Um estado em que uma pessoa autista se sente completamente sobrecarregada, levando a um desligamento ou “desconexão” com o ambiente ao seu redor. Durante um shutdown, a pessoa pode se isolar, ficar em silêncio, ter dificuldade de responder ou se mover, como uma forma de proteção e autorregulação.
13. Ressaca social: Uma sensação de fadiga e exaustão emocional que pode ocorrer após interações sociais intensas ou prolongadas. Pessoas autistas podem ter dificuldades na interação social, e a ressaca social é o cansaço resultante dessas interações, exigindo um período de recuperação e descanso para restaurar a energia emocional e mental.
Fonte: Neuropsicóloga Bárbara Calmeto, diretora do Autonomia Instituto