Como Manter um Bom Relacionamento Amoroso após a Chegada de um Filho

Assim como a influenciadora Viih Tube, você pode passar por uma fase diferente com o parceiro após a chegada de um bebê; a psicóloga Blenda Oliveira explica como o casal pode lidar com a situação

Como manter um bom relacionamento amoroso após a chegada de um filho

Assim como a influenciadora Viih Tube, você pode passar por uma fase diferente com o parceiro após a chegada de um bebê; a psicóloga Blenda Oliveira explica como o casal pode lidar com a situação

Um dos momentos mais esperados por um casal pode ser a chegada de um filho, mas é fato que essa fase vem para mudar toda a rotina do casal. Mesmo que seu relacionamento seja  saudável é inevitável que o tempo livre se torne escasso, o cansaço seja avassalador, e que a atenção e dedicação dos novos papais passe por mudanças entre eles próprios.

O momento do relacionamento com aquele período do pós-parto ganhou destaque nas redes sociais nos últimos tempos após a influenciadora Viih Tube dividir com os seguidores diversos relatos sobre como anda o processo de retomar a vida a dois com o parceiro Eliézer, após o nascimento da Lua.

Uma pesquisa, realizada pelo ChannelMum.com e pelo programa de TV The Baby Show, mostrou que um terço dos relacionamentos sofre sérios problemas nos primeiros meses após o nascimento de uma criança. Um quinto ainda chega a terminar durante o primeiro ano.

“É preciso esforço, vontade, mais que amor, inteligência e capacidade de transitar em inúmeras diferenças após esse período dentro de um relacionamento. Não há mágica”, explica a psicóloga Blenda Oliveira. De acordo com ela, os momentos que o casal viverá após a chegada de um novo ser humano para ser cuidado, são iguais às outras várias dificuldades enfrentadas em uma vida a dois.

Assim como todas as outras, elas devem ter dedicação para serem resolvidas da melhor forma. “Quando se tem clareza que a relação requer imensa dedicação para enfrentar dificuldades, crises e desencontros, talvez, o imaginário da pessoa ideal diminua, sobrecarregando menos o sistema casamento e abrindo espaço para uma construção genuína a dois, independente dos obstáculos”, ressalta a especialista.

É fato que as mamães acabam sofrendo mais as consequências do pós-parto. Ela sofre de muitas questões emocionais, como privação de sono e preocupação excessiva com o filho, além de ter mudanças físicas envolvidas. Qual o tempo ideal para que o corpo feminino esteja preparado para voltar à ativa pós-parto? 

A recomendação é que seja após 40 dias. Neste período é importante que  as mulheres não se culpem, pois faz parte do ciclo natural da vida. Enquanto isso, os papais devem respeitar o espaço das mamães e abraçar e entender suas questões emocionais e físicas. Além disso, o desejo sexual pode ser comprometido nesses primeiros dias. Superados os obstáculos, é necessário que o casal volte a se olhar com o mesmo carinho que tinha antes de voltar os olhos para o novo membro. “Reservem tempo para o casal. Um tempo que seja possível e sustentável. Façam pequenas coisas, aquelas simples em que possam estar só vocês. Pode ser sentar e tomar um café, jogando conversa fora”, finaliza Blenda Oliveira

Fonte: Blenda Marcelletti de Oliveira é doutora em psicologia pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP) e  psicanalista pela Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo. A especialista atua como psicoterapeuta em orientação de pais, famílias, casais e adultos. – @blenda_psi no Instagram e  @oliveira_blenda no Twitter. 

Deixe um comentário