Higiene bucal das crianças deve ser prioridade das famílias ao longo de todo o ano. Mas a mudança de rotina durante as férias pode interferir e os pequenos ficam longe das escovas. Confira como não deixar isso acontecer
Foto: Amanda Sofia Pellenz | Unsplash
Segundo dados do Ministério da Saúde (MS), 53% das crianças brasileiras após os 5 anos já tiveram cáries. Além disso, a Associação Brasileira de Odontologia identifica que esse dano dental costuma aparecer em média 2 vezes em jovens que ainda têm dentes de leite.
Fato é que, durante o ano letivo, a rotina da escola inclui pelo menos um momento em que a escovação é obrigatória. Um incentivo educativo para que as crianças tenham o hábito de escovar os dentes, além de realizar os movimentos corretos de escovação.
Durante as férias, essa rotina pode mudar e as crianças acabam ficando mais livres, sem cumprir horários e hábitos com tanta rigidez. Esse pode ser um desafio para as famílias que precisam encontrar estratégias para adotar novamente esses hábitos, em um contexto de descanso e aproveitamento.
Mudança de rotina
No período das férias, não ocorrem apenas as mudanças com práticas e horários. A alimentação dos pequenos também pode ser afetada e os snacks tomam conta do dia a dia da casa.
Doces e guloseimas podem ser ingeridos com maior frequência, bem como lanches de fast-food, refrigerantes, bolachas e biscoitos, entre outros alimentos menos nutritivos. Esses alimentos são os queridinhos das crianças, mas, ao mesmo tempo, os vilões para cárie dental.
Essa mudança na rotina alimentar também influencia a saúde bucal, pois comidas ricas em açúcar, amido e ácido, são os principais causadores da cárie.
Por isso, a principal recomendação é que as famílias adotem uma postura equilibrada, sem restrições exageradas, ao mesmo tempo, em que um cardápio variado, colorido e rico em frutas, legumes e verduras não fique de fora do prato infantil. Mesmo durante as férias.
5 dicas para saúde bucal infantil durante as férias
Saúde bucal na lista escolar
O período de volta às aulas é repleto de preocupações: compra de uniforme, lista de materiais gigantes, e preparar a criança para retornar ao ambiente escolar.
Nesse momento, além da compra dos cadernos e livros exigidos pela escola, não deixe de organizar os itens de higiene bucal que serão levados na mochila dos pequenos. Uma necessaire completa para a escola faz toda a diferença para o cuidado dental.
Uma dica interessante é o investimento em escovas elétricas infantis, que oferecem um alto desempenho durante a escovação e facilita para os pequenos que estão aprendendo a escovar. A escova elétrica faz o movimento correto e alcança todas as regiões da boca, oferecendo proteção completa contra as cáries.
Brincadeiras Educativas
Ainda em casa é importante que o momento da escovação seja lúdico e divertido, ou os pequenos podem criar uma aversão à escovação bucal por considerarem como uma obrigação chata a ser cumprida.
Jogos de tirar a cárie do dente são uma excelente atividade para que as crianças entendam a importância de escovar os dentes diariamente e aprendam a forma correta de fazer isso.
Esses jogos podem ser encontrados em formato de aplicativos para celular e a família também pode se dedicar em mostrar como os restos de alimento nos dentes são perigosos, causando mau hálito e as temidas cáries.
Kit Dental divertido e saboroso
Invista em kits de escovação infantis personalizados com desenhos e sabores atrativos, como tutti frutti, morango ou chiclete, por exemplo.
Escovas com formato diferente, como personagens em 3D ou que fixam na parede são ótimas para chamar atenção dos menores e criar um momento de brincadeira na hora da escovação.
Horários fixos para criar hábitos
Mesmo que o momento de escovar os dentinhos seja criado como uma brincadeira, é importante que o estímulo seja frequente, em uma rotina em que a escovação se torna um hábito.
Ou seja, não espere que a criança peça para escovar os dentes ou que isso seja feito apenas uma vez por dia (geralmente antes da hora de dormir).
Os dentistas recomendam que, para uma boca saudável, são necessárias pelo menos 3 escovações por dia! Para esse hábito ser inserido de forma leve e natural com as crianças, é interessante criar combinados, estipular alarmes no celular ou até usar músicas para demonstrar que chegou a hora de cuidar dos dentes.
Papel dos dentistas
Visitar o dentista 4 vezes ao longo do ano reduz em até 70% o aparecimento de cáries nas crianças. Essa é a perspectiva da Associação Brasileira de Odontologia, o que aponta para a importância de que as consultas odontológicas façam parte da rotina desde cedo.
Os odontopediatras podem avaliar a saúde dental infantil, realizar limpezas profissionais e investigar se a formação dos dentes está normal por meio de exames de imagens e testes de mordida.
Familiarizar as crianças com a cadeira do dentista de modo tranquilo, evita que elas tenham medo do profissional ou considerem que dentista é sinônimo de dor. Isso tanto nos profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS) e como pelo seu plano dental.
Que tal agendar a consulta das crianças antes da volta às aulas? É um primeiro passo para começar o ano letivo sem cáries.
Fonte: Unimed Odonto