A insuficiência venosa crônica é uma das principais causas das varizes
As varizes são veias dilatadas e tortuosas que geralmente aparecem nas pernas. Embora a estética seja um dos principais aspectos associados às varizes, elas também podem ter efeitos além da aparência. Estudos mostram que cerca de 20% da população tem esse problema, ou seja, 40 milhões de brasileiros e brasileiras estão com as pernas cheias de veias dilatadas. Por não causarem dor, ou algum outro sintoma, além do estético, muitas pessoas ignoram e a doença pode se agravar.
Guilherme Jonas, médico angiologista e cirurgião vascular, especialista em cirurgia vascular pela SBACV explica que deixar de tratar as varizes ou abandonar o tratamento pode ser muito perigoso. “Se a doença não for tratada em seu estágio inicial, pode ocorrer uma evolução e piorar o caso de insuficiência venosa. Alguns sintomas são a sensação de queimação nas pernas, dormência, pode haver também alterações de mudança da textura da pele, deixando-a mais suscetível a lesões, úlceras, infecções e sangramento”, destaca.
Ainda segundo o especialista, a ausência de tratamento adequado para as varizes pode aumentar o risco de tromboflebite, e, em algumas situações, facilitar o desenvolvimento de trombose. “Por tudo isso é que a veia varicosa deve ser encarada como um problema de saúde e não apenas uma situação estética”, completa.
Além da estética
Além do desconforto estético, as varizes podem causar uma série de sintomas físicos, tais como:
- Dor e desconforto: Muitas pessoas com varizes relatam dor, sensação de peso e cansaço nas pernas. Esses sintomas podem piorar após longos períodos em pé ou sentado;
- Inchaço: As varizes podem levar ao acúmulo de fluidos nas pernas, resultando em inchaço;
- Sensação de queimação ou coceira: Algumas pessoas experimentam sensações de queimação ou coceira na área das varizes;
- Cãibras nas pernas: As varizes podem aumentar a probabilidade de cãibras nas pernas, especialmente à noite;
- Úlceras venosas: Em casos mais avançados, as varizes podem levar ao desenvolvimento de úlceras venosas, que são feridas abertas na pele. Essas úlceras podem ser dolorosas e requerem tratamento médico adequado.
Tratamento
Para evitar que as varizes desenvolvam complicações, o ideal é consultar um médico e iniciar o tratamento recomendado. No entanto, é verdade que na maioria dos casos as pessoas com varizes não desenvolvem complicações. ”Se as varizes causam sintomas como dor, desconforto ou qualquer outro tipo de problema, o tratamento é altamente recomendado para melhorar a qualidade de vida do paciente”, conta Guilherme.
Os procedimentos podem variar entre, cirurgias de remoção, remoção a laser, tratamento com espuma, remoção por radiofrequência, tratamento por laser endovenoso e flebectomia ambulatorial.
Fonte: Guilherme Jonas, médico angiologista e cirurgião vascular, especialista em cirurgia vascular pela SBACV (Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular). CRMMG 44020, RQE 28561, 37143. Diretor técnico da clínica Dr Guilherme Jonas em Belo Horizonte MG.