Entre as brincadeiras favoritas das crianças, a arte de desenhar contribui para o desenvolvimento pessoal, social e cognitivo
Desenhos produzidos pelas crianças do Marista Escola Social Curitiba
O desenho é uma das atividades favoritas das crianças na infância, por meio dos primeiros traços elas conseguem expressar seus sentimentos, contar histórias e interagir com o mundo. No Marista Escola Social Curitiba, localizado no bairro Fazendinha em Curitiba (PR), as crianças têm a oportunidade de conferir seus desenhos projetados nas paredes da Escola em pinturas assinadas pelas crianças.
A unidade que atende gratuitamente mais de 300 crianças na Educação Infantil possui espaços variados com identificação e desenhos das próprias crianças. “Quando pensamos na ideia de expor os desenhos na parede, pensamos principalmente na identidade do espaço, onde as crianças conseguiriam enxergar nas paredes algo que as fizessem sentir pertencentes a escola. Quando escolhemos um desenho para colocar na parede, estamos evidenciando a riqueza de suas produções e autoria, desta forma, a criança sente-se pertencente e acolhida no espaço, o que pode contribuir diretamente em seu processo de aprendizagem”, explica Josué de Melo Artigas, coordenador pedagógico da Escola.
Desenhar auxilia no desenvolvimento
Os desenhos na primeira infância trazem diversos símbolos daquilo que as crianças estão vivenciando em suas realidades, como as emoções e sentimentos por exemplo. “Um dos primeiros passos que um educador precisa é uma observação atenta aos elementos trazidos nos desenhos, assim ele consegue capturar pontos que a criança nem mesmo pensou em mencionar em suas narrativas, é importante que o educador também questione as crianças sobre o que aqueles traços querem dizer, normalmente elas têm muita propriedade naquilo que construíram e podem traduzir o que seus desenhos querem dizer”, reforça Josué.
Os desenhos auxiliam no desenvolvimento emocional, cognitivo e social das crianças. Os pequenos iniciam seus desenhos entre os 18 e 24 meses, esses primeiros traços são chamados de garatujas. São traços, inicialmente, desordenados, porém para elas com significado. Com o tempo as garatujas vão evoluindo, sendo possível compreender suas intenções. “A interação social, as emoções expressadas e as habilidades motoras são adquiridas nesses primeiros desenhos, por isso a atividade é tão importante na infância e deve ser incentivada, tanto na escola quanto para os pais e responsáveis”, finaliza Josué
Fonte: Marista Escola Social Curitiba – Josué de Melo Artigas, coordenador pedagógico da Escola.