Um resumo da dinâmica do sono dos bebês para você ajudá-lo a dormir melhor
Problemas de sono são muito comuns em bebês e crianças do mundo todo. Dificuldades pra pegar no sono, acordar várias vezes durante a noite, episódios de sonambulismo e terror noturno, são alguns sinais de distúrbios de sono que que podem atrapalhar a rotina e a saúde de toda a família. Problemas de sono podem acarretar problemas de comportamento, como irritabilidade, durante o dia.
A privação de sono atrapalha o nosso julgamento, altera o humor, diminui a capacidade de tomada de decisões, fragiliza o sistema imunológico. O sono nos revigora, reduz o risco de obesidade e de doenças cardíacas, além de proporcionar uma maior disposição para o dia seguinte.
Como é o sono dos bebês?
Os recém-nascidos precisam se alimentar com frequência, durante o dia e durante a noite. A digestão do leite materno é muito rápida, e o estômago do bebezinho é pequeno e aceita pouco volume de leite por mamada. É por isso que os períodos de sono dos recém-nascidos são curtos, e eles acordam várias vezes durante a noite. Por volta dos 4 meses de vida, os bebês podem ficar mais tempo sem acordar para comer.
Os sinais de sono devem ser identificados para que o bebê seja colocado para dormir quando estiver apenas cansado, mas não exausto. Um bebê exausto terá mais dificuldade de pegar no sono. Sinais de sono: bocejo, agitação e excesso de movimentação, faz barulhos e abre os olhos, esconde o rosto, esfrega os olhos e o rosto, demonstra menos coordenação, perde interesse em brinquedos.
Luz natural e Sono
O ritmo circadiano é influenciado pela luz solar. A melatonina é um hormônio que é liberado na ausência de luz e induz o sono. Em função da ausência ou da presença da luz solar, aumenta-se ou diminui-se a liberação desse hormônio. Ficar exposto à luz durante o dia, torna a criança mais ativa. A noite, na ausência de luz, o hormônio será produzido em maior quantidade e, dessa forma, a criança começará a ter uma noção maior de que a noite é para dormir. Quando a luz do sol desaparece, a quantidade de melatonina aumenta e a fadiga surge. É por isso que a luz natural ajuda a regulação do ritmo circadiano.