Coordenadora responde questionamentos mais comuns das famílias na fase do letramento
A alfabetização é uma fase crucial do desenvolvimento da criança e junto com ela surgem muitas dúvidas dos pais e familiares. Desde o momento em que a criança deve ser incentivada, as diferentes maneiras de ajudar e até como não atrapalhar o processo. “É fato que cada criança é única e passa pelo processo de alfabetização à sua maneira. Mas o incentivo e apoio da escola e da família, juntos, são essenciais para tornar tudo mais agradável e eficiente”, explica a coordenadora do Ensino Fundamental do Colégio Marista Paranaense, Sheila Lippmann.
Quando, onde e por que?
A alfabetização formal acontece entre o 1o e 2o ano do Ensino Fundamental, por volta dos 6 e 7 anos. É comum as famílias terem muitas dúvidas sobre essa etapa, e para reunir as principais questões, um levantamento com cerca de 100 famílias de Curitiba indicou as 5 perguntas mais frequentes sobre alfabetização:
- Existe um tempo ideal para a alfabetização do meu filho? Por que o tempo de cada estudante é diferente?
- Não há um tempo único e ideal para a alfabetização, pois cada criança é única e desenvolve habilidades em seu próprio ritmo. A partir do 1o ano do Ensino Fundamental essa habilidade é ensinada aos alunos e, com base em seu desempenho, os professores trazem estímulos e orientações personalizadas para desenvolver a leitura e a escrita. É importante não forçar que a criança aprenda mais rápido ou de uma forma diferenciada, para não causar frustração e aversão ao processo.
- Por que meu filho escreve letras ao contrário, às vezes?
- É comum que as crianças escrevam letras espelhadas (ao contrário) durante a fase inicial de alfabetização. Isso ocorre porque estão aprendendo a reconhecer e reproduzir as formas das letras. Com o tempo e a prática, essa tendência deve diminuir. Todo aprendizado leva tempo para ser aperfeiçoado.
- Qual a melhor fase para incluirmos a letra cursiva?
- A introdução da letra cursiva ajuda a aprimorar as habilidades de escrita e leitura e pode variar de acordo com a metodologia seguida. Nos Colégios Maristas, a transição para a letra cursiva é feita de forma gradual, geralmente no segundo ano do Ensino Fundamental. Isso ocorre após os alunos terem uma base sólida na escrita das letras de forma.
- O que pode atrapalhar ou influenciar o processo de alfabetização?
- Diversos fatores podem afetar o processo de alfabetização, incluindo o ambiente, a ansiedade, o apoio dos pais, a motivação da criança e qualquer dificuldade de aprendizado específica. Verificar se a criança precisa de lentes corretivas, por exemplo, é algo comum nessa fase. Oferecer suporte individualizado para alunos que enfrentam desafios na alfabetização, trabalhando em conjunto com pais e especialistas para superar obstáculos é a melhor maneira para ter sucesso na alfabetização.
- Quais são os melhores e atuais métodos utilizados no processo de alfabetização?
Os Colégios Maristas adotam abordagens de alfabetização baseadas em projetos e evidências, que incorporam as mais recentes pesquisas em pedagogia. Isso inclui métodos que enfatizam a compreensão do som das letras (fonética), a associação de palavras com imagens e contextos reais, bem como o desenvolvimento da fluência na leitura.
Fonte: Os Colégios Maristas estão presentes em 18 estados e no Distrito Federal com 63 unidades. Os mais de 80 mil estudantes recebem formação integral, composta pela tradição dos valores Maristas e pela excelência acadêmica alinhada aos desafios contemporâneos.