Programar uma viagem nesse período geralmente tem como objetivo descanso mental e busca pelo relaxamento.
imagem Pixabay
Mas é importante prestar atenção para evitar desconforto na postura e chegar se sentindo travada, comenta Marisa Marin, fisioterapeuta pélvica e dermatofuncional.
Pensando nas futuras mamães a bordo e com a chegada de mais um feriado prolongado, trazemos algumas dicas importantes para manter uma postura adequada durante o percurso:
Marisa Marin, fisioterapeuta pélvica e dermatofuncional explica que há formas de pegar a estrada, sem prejudicar o físico das gestantes.
1. Ajuste o assento: Verifique se o encosto está na posição vertical e se há um bom apoio na região lombar.
2. Se faltar apoio na lombar, coloque uma almofada pequena. Isso reduzirá a tensão nas costas.
3. Verifique se o cinto de segurança está bem colocado e não está apertando demais. Posicione a faixa diagonal entre os seios, passando pela lateral do abdômen e na parte inferior da barriga, evitando que aperte o meio da barriga.
4. Faça pausas regulares para esticar as pernas, caminhar e alongar o corpo. Isso ajuda a melhorar a circulação sanguínea, reduzindo o inchaço e diminuindo a probabilidade de dores no nervo ciático, lombar e no quadril.
5. Use meias de compressão para viagens mais longas, pois isso ajudará a diminuir o inchaço e o desconforto nas pernas.
6. Durante a viagem, beba água para se manter hidratada. Eu sei que vocês evitam beber água por receio de precisarem ir ao banheiro, mas planeje a ingestão de água e as paradas, pois é importante.
Lembre-se de que cada gestação é única, e é importante conversar com seu médico antes de fazer uma viagem, especialmente se houver algum risco específico. Ouça o seu corpo e ajuste essas dicas conforme necessário para o seu conforto pessoal.
Tenha uma viagem tranquila e aproveite esse momento especial, mantendo-se atenta à sua postura para garantir o bem-estar durante todo o percurso.
Fonte: Dra Marisa Marin: Fisioterapeuta dermatofuncional e pélvica – Crefito-3/201218-F – formada em Fisioterapia pela Universidade Anhembi Morumbi – UAM, pós graduada em Fisioterapia Dermatofuncional pela Universidade da Cidade de São Paulo – UNICID, e também pós graduada em Fisioterapia da Saúde da Mulher e do Homem pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo – FCMSCSP. Possui certificações em tratamentos de pós operatório de cirurgia plástica com abordagem terapêutica e preventiva de fibroses. É, ainda, fundadora da clínica Enervida, especializada em dermatofuncional.