Se você está tentando engravidar há mais de um ano sem sucesso, é hora de procurar ajuda médica. Mas visitar uma clínica de reprodução humana também pode ser interessante em uma série de outras situações.
imagem pixabay
Quando decidem engravidar, os casais raramente procuram auxílio médico no início do processo, pois a maioria acredita que é uma tarefa simples, basta tentar. Mas isso nem sempre se mostra verdade e, em alguns casos, o resultado positivo insiste em não vir mesmo após meses de tentativas. É nessa hora que surge a dúvida: preciso buscar um especialista em reprodução humana?
Muitos casais tentantes se perguntam qual é o momento certo para procurar uma clínica de reprodução assistida, se podem esperar mais ou se deveriam ter buscado antes. De maneira geral, recomendamos que, se após um ano de tentativas a gravidez não veio, é hora do casal procurar ajuda médica.
Mas essa recomendação muda quando a mulher já tem mais de 35 anos de idade. Nesses casos, é importante buscar um especialista em reprodução humana após apenas seis meses de tentativas. Isso porque a qualidade e quantidade dos óvulos decaem significativamente a partir dessa idade, então não devemos ficar muito tempo esperando a gravidez natural acontecer. Se não ocorrer em 6 meses, o ideal é buscar um especialista o quanto antes.
Porém, ao contrário do que muitas pessoas pensam, uma clínica de reprodução humana não serve apenas para casais que estão com dificuldade de engravidar. Uma consulta com um especialista no assunto pode ser indicada em uma série de outras situações.
Por exemplo, pessoas que estão planejando engravidar, imediatamente ou no futuro, podem buscar uma clínica de reprodução humana para fazer um check-up da fertilidade. Esse check-up consiste na realização de alguns exames específicos que vão indicar se a pessoa é fértil e tem a capacidade de engravidar naturalmente ou então se precisará realizar algum tipo de tratamento para alcançar a gravidez. Caso seja percebido algum tipo de declínio na fertilidade, o médico também pode recomendar a preservação de gametas (óvulos ou espermatozoides) enquanto ainda há tempo.
Inclusive, o congelamento de gametas é outro motivo pelo qual pode ser interessante buscar uma clínica de reprodução humana, especialmente se você quer ter filhos, mas sente que ainda não é o momento e pretende adiar a gestação. Essas clínicas contam com bancos de óvulos, sêmen e tecido germinativo (tecido ovariano e testicular) que permitem que você congele seu material genético para usar em uma ocasião futura.
Existe uma série de motivos pelos quais alguém pode querer congelar seus gametas, seja por ausência de um relacionamento estável, busca de estabilidade ou crescimento profissional ou ainda por estar em um tratamento médico que contraindique a gravidez naquele momento. E o melhor é que é possível manter os materiais genéticos congelados por décadas. É um verdadeiro seguro que você pode usar se sua fertilidade natural for prejudicada com o passar dos anos.
Por fim, mesmo se você não quiser engravidar, no presente ou no futuro, você ainda pode buscar uma clínica de reprodução humana para doar seus óvulos ou espermatozoides. Muitas pessoas não produzem mais ou não tem mais qualidade em seus óvulos e espermatozoides e necessitam receber essas células de doadores anônimos. Então, se você quer ajudar alguém a ter filhos, procure uma clínica. Seu material pode ser doado e ajudar alguém a construir uma família.
Colunista – Dr. Fernando Prado – Médico ginecologista, obstetra e especialista em Reprodução Humana. É diretor clínico da Neo Vita e coordenador médico da Embriológica. Doutor pela Universidade Federal de São Paulo e pelo Imperial College London, de Londres – Reino Unido. Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal de São Paulo, Membro da Sociedade Americana de Medicina Reprodutiva (ASRM) e da Sociedade Europeia de Reprodução Humana (ESHRE). Whatsapp Neo Vita: 11 5052-1000 / Instagram: @neovita.br / Youtube: Neo Vita – Reprodução Humana.