Cerca de 2 milhões de pessoas são autistas no Brasil, índice que varia de 1% a 2% da população, de acordo com o CDC; livro estará disponível a partir de maio
Baseado em uma história real, o livro “Em Formato de Urso”, por Dawn Coulter-Cruttenden e lançamento da Catapulta Editores, narra a jornada de Jack, um garoto de sete anos que tem autismo e perdeu seu urso de pelúcia, chamado Urso. Quando Urso desaparece, Jack e sua família iniciam uma busca pelo animal de pelúcia que irá impactar diversas pessoas.
O transtorno do espectro autista (TEA) tem sido objeto de muitas discussões no Brasil, especialmente devido aos dados recentes que apontam a existência de cerca de 2 milhões de pessoas com autismo no país, cerca de 1% a 2% da população, de acordo com estimativa feita pelo CDC (Centro de Controle e Prevenção de Doenças) nos Estados Unidos em 2021. Ainda de acordo com o CDC, em 2018, 1 a cada 44 crianças podem ter o transtorno.
Intitulado Abril Azul, o mês é voltado a conscientizar as pessoas sobre o autismo. “A obra Em Formato de Urso se propõe a contar de forma sensível e empática sobre a relação de uma criança com o seu urso de pelúcia, o melhor amigo e um objeto que ajuda Jack a se comunicar com o mundo”, afirma a diretora da Catapulta Editores no Brasil, Carmen Pareras.
Urso, além de muito querido, também pode ser visto como um objeto regulador para Jack. Os objetos reguladores para crianças autistas desempenham um papel na promoção da autorregulação e no gerenciamento de estímulos sensoriais. Esses objetos proporcionam uma forma segura de expressão das necessidades sensoriais das crianças autistas, contribuindo para o seu bem-estar emocional.
“Acompanhar a história de Jack após o sumiço do Urso nos faz embarcar em uma jornada de amor, perda e superação, por meio da empatia daqueles que se compadecem com o desaparecimento do bicho de pelúcia ao longo da narrativa do livro”, explica Pareras. Além disso, é fundamental reconhecer que cada criança é única e se comunica com o mundo da sua própria maneira.
Papel da literatura no crescimento das crianças autistas
A literatura é uma alternativa para crianças autistas, oferecendo oportunidades de compreensão e empatia. Livros que apresentam personagens com os quais as crianças autistas podem se identificar, como Em Formato de Urso, proporcionam um espaço seguro para explorar experiências similares às suas.
Ao incorporar essas histórias à rotina das crianças autistas, elas têm a chance de desenvolver habilidades sociais e emocionais, ao mesmo tempo em que se sentem compreendidas. O contato com livros que falem sobre o autismo também podem ajudar a criança a compreender e antecipar eventos futuros, reduzindo a ansiedade e facilitando a adaptação a novas situações.
“A narrativa delicada da obra também pode ser importante para que as crianças como um todo tenham uma compreensão maior do autismo e possam acolher os colegas com mais empatia e cuidado”, finaliza Pareras.
O livro estará disponível nas principais livrarias do país, tanto em lojas físicas quanto online, além do e-commerce da editora a partir de maio de 2024, com preços sugeridos ao varejo de R$69,90.
Fonte: A marca Catapulta Editores possui mais de 18 anos de experiência no mundo literário e oferece para o mercado nacional uma proposta inovadora de livros paradidáticos que visa contribuir no aprendizado e entretenimento infantil.