Dados da OMS (Organização Mundial de Saúde) indicam que cerca de 6 milhões de brasileiros têm uma curvatura significativa de escoliose
imagem pixabay
O mês de junho traz a cor verde para marcar a conscientização da escoliose. Segundo dados da OMS Organização Mundial de Saúde) indicam que cerca de 6 milhões de brasileiros têm uma curvatura significativa de escoliose. Só no estado de São Paulo, de acordo com uma pesquisa feita pela Faculdade de Medicina da USP, pelo menos entre 1,5% e 2% da população tem escoliose. O fisioterapeuta Danilo Duarte, explica que a escoliose é um encurtamento da coluna causado por uma curvatura lateral. “Quando o paciente tem escoliose, a coluna acaba fazendo uma curva para um dos lados, em forma de C ou S, que pode causar problemas ao paciente”, explica.
O profissional conta que não existe uma metodologia medicamentosa específica para a escoliose, mas várias técnicas podem contribuir para o manejo da condição. “O sucesso do tratamento depende de diversos fatores, incluindo a gravidade da curvatura e a aplicação de fisioterapia e exercícios como o pilates”, comenta.
Para auxiliar no dia a dia, o fisioterapeuta listou algumas dicas que podem auxiliar na correção postural e aliviar dores, são elas:
–Ergonomia no local de trabalho: Se estiver trabalhando em casa, certifique-se de que sua estação de trabalho esteja ergonomicamente correta. Isso inclui ajustar a altura da cadeira, a altura do monitor e a posição do teclado e do mouse para que você possa trabalhar confortavelmente sem se curvar ou esticar demais.
–Use uma cadeira confortável: Escolha uma cadeira com bom suporte para as costas e ajuste-a de acordo com sua altura para manter uma postura adequada ao se sentar.
–Faça pausas regulares: Se você passa muito tempo sentado, faça pausas regulares para se levantar, alongar e movimentar-se. Isso ajuda a aliviar a pressão nas costas e a melhorar a circulação sanguínea.
-Evite ficar muito tempo na mesma posição: Se você trabalha em um ambiente que requer ficar sentado por longos períodos, faça pausas regulares para se levantar e alongar e movimentar-se. Isso ajuda a reduzir a sobrecarga nas articulações e músculos.
–Use travesseiros adequados: Ao dormir, escolha um travesseiro que ofereça suporte adequado para o pescoço e a cabeça, mantendo a coluna alinhada enquanto você descansa.
–Postura ao carregar peso: Ao carregar bolsas, mochilas ou sacolas, distribua o peso igualmente nos dois lados do corpo e evite sobrecarregar um lado só.
–Postura ao dirigir: Ajuste o banco do carro de forma que você possa alcançar os pedais e o volante confortavelmente, mantendo a coluna ereta e os braços levemente dobrados ao segurar o volante. O fisioterapeuta recomenda a necessidade de procurar um médico ortopedista para que o diagnóstico seja preciso e com grau indicado. “Dessa forma é possível realizar o tratamento específico para cada caso, finaliza.
Fonte: Danilo Duarte – CREFITO 3/317660-F Formado em Fisioterapia pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul em 2021 e registrado no CREFITO 3/317660-F, traz uma vasta especialização, incluindo Reabilitação Funcional, Fisioterapia Ortopédica, e atendimento específico para lesões relacionadas ao futebol. Com pós-graduações relevantes e certificações internacionais