Dislexia, Déficit de Atenção e Transtorno de Linguagem

Médico do Hospital Paulista explica que a identificação rápida é essencial para definir linhas de tratamento a esses distúrbios e destaca a importância dos pais e profissionais de educação nesse processo

Em um mundo cada vez mais competitivo, a alfabetização é a chave para o sucesso acadêmico e social. No entanto, cerca de 4% das crianças brasileiras enfrentam um obstáculo significativo nesse caminho: a dislexia. Esse transtorno específico de aprendizagem, que se manifesta principalmente durante a fase de alfabetização, pode impactar profundamente o futuro dessas crianças, dificultando não apenas a leitura e a escrita, mas também sua autoconfiança e interação social.

De acordo com o Dr. Gilberto Ferlin, médico foniatra do Hospital Paulista, para entender melhor a dislexia é fundamental realizar o “diagnóstico etiológico”, que investiga a origem do distúrbio. “Identificar as causas subjacentes frequentemente encontradas no desenvolvimento atípico da linguagem permite um planejamento mais assertivo das terapias, ajudando a minimizar as dificuldades acadêmicas e sociais associadas”, enfatiza o médico.

Déficit de atenção

Ele explica que, muitas vezes, a dislexia não aparece isoladamente. O déficit de atenção, um transtorno que afeta a capacidade de concentração e o controle dos impulsos, pode ocorrer junto com a dislexia, tornando o aprendizado ainda mais desafiador. “Crianças com ambos os distúrbios enfrentam um panorama complicado, pois as dificuldades de foco podem agravar os problemas de leitura e escrita. Essas crianças podem se sentir ainda mais frustradas, pois, além das dificuldades específicas da dislexia, elas lidam com a falta de atenção e organização”, esclarece. 

Por isso que o diagnóstico correto é tão importante – conforme destaca o Dr. Ferlin. “O médico foniatra desempenha um papel fundamental, buscando alterações na linguagem e no comportamento que possam explicar o quadro. Um diagnóstico preciso pode guiar o tratamento de maneira integrada, abordando tanto a dislexia quanto o déficit de atenção”.

Particularidades 

A particularidade de cada caso, por sua vez, demanda intervenções especificas para as múltiplas combinações possíveis, tanto para o diagnóstico de TDAH como dos transtornos específicos de aprendizagem, especialmente se associados ou não. 

A eficácia das intervenções pode passar por adequação dos métodos de ensino. Propostas como avaliações orais, atividades práticas e prazos mais longos para tarefas escritas são algumas das estratégias recomendadas. “As habilidades de leitura e escrita são formas simbolizadas de comunicação e dependem da linguagem. Assim, o foco deve estar nas habilidades linguísticas, que são essenciais para a aprendizagem”, destaca o médico.

Conscientização

Com a aproximação do Dia das Crianças, Dr. Ferlin alerta sobre a importância da conscientização em torno da dislexia, do déficit de atenção e dos transtornos de linguagem. “É vital que a sociedade reconheça o impacto que esses transtornos podem ter na vida social e acadêmica das crianças. A identificação precoce é um passo crucial, e os pais têm um papel central nesse processo”.

Abaixo seguem os principais sinais que pais e professores devem sempre observar nas crianças.

Sinais de dificuldades/transtorno de aprendizagem:

Dificuldades de leitura. Ou seja, leitura lenta e hesitante; erros frequentes ao ler palavras, mesmo que já conhecidas.

Problemas com a escrita. Ou seja, dificuldade em escrever palavras corretamente (ortografia); reescrever frequentemente ou evitar tarefas de escrita.

Dificuldades em matemática. Ou seja, dificuldade com senso numérico, memorização de fatos aritméticos, precisão e fluência em cálculos e raciocínio matemático.

Sinais de alterações em habilidades linguísticas. Ou seja, nashabilidades que as pessoas desenvolvem ao se relacionarem e comunicarem umas com as outras.

Dificuldades em rimar ou aprender canções. Ou seja, em reconhecer ou criar rimas, assim como em memorizar letras de músicas.

Confusão com sons e letras. Isto é, dificuldade em identificar e manipular sons de palavras (fonemas). É comum a inversão ou troca de letras em palavras (ex: “b” por “d”).

Sinais de Déficit de Atenção (TDAH):

Dificuldade em Manter a Atenção. Ou seja, em se concentrar em tarefas ou atividades, além do desvio frequente de atenção durante aulas ou tarefas.

Impulsividade. Ou seja, dificuldade em esperar a sua vez ou interromper os outros. Tomar decisões precipitadas sem pensar nas consequências.

Desorganização. Ou seja, dificuldade em seguir instruções ou completar tarefas. Bagunça frequente em materiais escolares e ambiente.

Hiperatividade. Isto é, agitação constante, dificuldade em ficar parado. Necessidade de se mover frequentemente, mesmo em situações inadequadas.

Desatenção que gera “esquecimento”. Não lembrar de compromissos, tarefas ou objetos pessoais. Dificuldade em lembrar-se de instruções ou recados.

Obs: Se pais ou professores notarem esses sinais, é importante buscar uma avaliação profissional. O diagnóstico precoce pode facilitar intervenções adequadas e ajudar as crianças a desenvolverem suas habilidades de aprendizagem e sociais. Além disso, um ambiente de apoio e compreensão é fundamental para o sucesso dessas crianças.

Fonte: Hospital Paulista de Otorrinolaringologia – Fundado em 1974, o Hospital Paulista de Otorrinolaringologia possui cinco décadas de tradição no atendimento especializado em ouvido, nariz e garganta e durante sua trajetória, ampliou sua competência para outros segmentos, com destaque para Fonoaudiologia, Alergia Respiratória e Imunologia, Distúrbios do Sono, procedimentos para Cirurgia Cérvico-Facial, bem como Buco Maxilo Facial e foniatria. Referência em seu segmento e com alta resolutividade, conta com um completo Centro de Medicina Diagnóstica em Otorrinolaringologia.

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