Especialista explica a importância da autonomia e do protagonismo para o desenvolvimento das crianças
Segundo a pedagoga Josiane dos Santos Züge, os adultos devem apoiar as crianças em seus desafios, mas jamais resolvê-los, oportunizando aos pequenos a busca pela resolução dos problemas (Foto: Marcos Amaral de Oliveira)
Dia 17 de novembro é celebrado o Dia da Criatividade. É válido ressaltar que essa habilidade não é genética, mas sim estimulada pelo ambiente em que crescemos e vivemos, conforme explicam diversas pesquisas científicas.
Já na primeira infância, o pensamento criativo da criança é desenvolvido por meio de brincadeiras e experiências cognitivas, que podem ser estimuladas com pequenas ações, em casa e na escola. De acordo com a pedagoga e professora da Educação Infantil do Colégio Marista Santa Maria, de Santa Maria (RS), Josiane Pereira dos Santos Züge, a criatividade é o meio que a criança encontra para descobrir sobre si e sobre o mundo. Brincadeiras, experiências e explorações são as maneiras pelas quais o pensamento criativo da criança se desenvolve. E incentivar a autonomia e o protagonismo dos pequenos é essencial para garantir essa liberdade criativa, explica.
Mais do que o campo artístico, o pensamento criativo é essencial para a capacidade de solucionar problemas, adaptar-se a novas situações e inovar diante de cenários já conhecidos. Por isso, se estimulada desde cedo, a criatividade auxilia jovens e adultos de todas as idades a se desenvolverem ao longo
A música é um importante aliado no desenvolvimento criativo das crianças (Foto: Marcos Amaral de Oliveira)
Züge lista algumas dicas para incentivar crianças em casa e também na escola:
Em casa
- Estabeleça uma relação de confiança e afeto com a criança;
- Permita que a criança vivencie experiências significativas através de seus gestos espontâneos;
- Apoie a criança em seus diferentes desafios, mas jamais resolva-os por ela, dê a oportunidade para a busca e exploração de outras alternativas e possibilidades de resolução dos problemas;
- Incentive a criança a fazer coisas novas, a experimentar novas brincadeiras e a descobrir novas formas de vivenciar a mesma situação;
- Proporcione um ambiente agradável e tranquilo para que a criança se sinta segura e livre para exercitar seu pensamento criativo.
Na escola
- Crie e oferte espaços para que a criança deixe a sua impressão no mundo de forma livre e espontânea, exercitando o seu protagonismo;
- Proponha atividades que envolvam desafios e resolução de problemas;
- Estimule a imaginação com práticas significativas e inovadoras por meio de propostas lúdicas;
- Utilize materiais não estruturados para criar brinquedos e atividades culturais;
- Promova ações em grupo que envolvam troca de experiências, estimulando as crianças a exercerem o pensamento criativo.
Fonte: Pedagoga e professora da Educação Infantil do Colégio Marista Santa Maria, de Santa Maria (RS), Josiane Pereira dos Santos Züge