Esse bebezão surpreende a cada dia. Sua habilidades não param de evoluir.
Com dois aninhos os pequenos querem diversão. É a vez das bolas. Elesse divertem correndo através delas, chutando, tentando fazer gol.
Suamaneira de se comunicar é através de gestos, atitudes, mímica e algumaspalavras. Mas se os pais se dedicarem e conversarem bastante com acriança, animando-a a falar e a escutando, ela pode aprender maisrápido a dialogar. Para ajudar a criança a se comunicar melhor eampliar seu vocabulário, cantar e dançar é a melhor solução. Criançaspequenas também se divertem com brincadeiras animadas como pular nacama e fazer imitações e caretas.
É bom continuar incentivandoa criança a desenvolver sua habilidade motora. Para isso, use muitosblocos e ajude-a a empilhá-los, encher os carrinhos com os blocos,equilibrar um em cima do outro.
Nesse período a criança já devecomeçar a participar da arrumação das suas coisas. Depois da bagunça,peça ajuda para organizar e recolher os brinquedos. Isso deve ser feitocomo uma continuação da brincadeira, e não como uma obrigação, umacoisa chata.
Como a criança nessa idade já interage bastantee se interessa pelo que observa, passeios em parques, zoológicos eaquários vão estimular seu aprendizado.
Já é hora de ensinara criança a controlar a bexiga e pedir para fazer pipi quando tiverapertada. Esse treino não é fácil e precisa da dedicação de todafamília. Os pais devem parabenizar a criança sempre que ela conseguirfazer pipi no vaso sanitário, mas não devem reprimi-la quando fizer nacalça. Essa é mesmo uma função difícil para a criança controlar. Umaboa dica é perguntar freqüentemente para a criança se ela está comvontade de ir ao banheiro.