Como os órgãos dos sentidos do recém-nascido já estão bem desenvolvidos, ele precisa ser tratado com respeito desde os primeiros minutos de vida.
Nos primeiros dias, o importante é deixar o bebêcalmo e bem acomodado. O ambiente deve ser tranqüilo, sem fortesruídos, claridade excessiva, cheiros fortes e acumulo de pessoas.Tratar o bebê com carinho, segurá-lo com cuidado, falar baixinho, já éum grande estimulo para que ele comece a se desenvolver perfeitamente.
Acorrente Freudiana da psicologia acredita que todas as experiências dacriança, desde o primeiro dia de vida, podem influenciar sua futurapersonalidade. Por isso, o comportamento dos pais com o filho é muitoimportante desde o início.
As dificuldades do bebê tambémaparecem logo nas primeiras horas: aprender a mamar, conciliar o sono,tendência a vômito, sensibilidade extrema aos ruídos. É nesse momentoque entra o cuidado psicológico dos pais. A presença da mãe, o colo, ocarinho e a voz suave nesses momentos difíceis vão fazer o bebê começara entender que suas frustrações têm limite e ele é recompensado com oscuidados dos pais. Essas experiências são fundamentais para odesenvolvimento de funções mentais e psíquicas que vão acompanhar acriança pelo resto da vida.