Agora você tem casa um contador de histórias, então quanto mais estímulos mais histórias ele terá para contar.
Seu desenvolvimento motor e postural já está totalmentedesenvolvido. Não tem nenhuma dificuldade em correr, parar, andar deré, subir, descer, girar, pular, cair, levantar, pedalar. Consegue selocomover de todos os jeitos. Suas mãos e dedos também são ágeis paradesenhar, colorir, manusear objetos delicados.
Nessa idade acriança começa a entender o conceito da escrita e descobre que aspalavras de um livro transmitem mensagens. Agora, sua grandecuriosidade é descobrir o que está escrito. Ela pede para os pais leremplacas, histórias, fica fascinada pelas letras. Aos poucos, vaiconhecendo o alfabeto e pode reconhecer a letra de seu nome.
Com3 anos e meio o pequeno é bastante tagarela e adora contar históriassobre lugares que visitou recentemente e coisas que aconteceram no dia.Quando o pai chega em casa, eles contam: “Hoje eu passei no shopping. Amamãe comprou um caminhão vermelho de bombeiro. Vem ver”.
Alémda comunicação, sua inteligência está bastante aguçada. Presta atençãoem detalhes mais minuciosos como causas e efeitos das coisas. Achaincrível, por exemplo, como surgem as bolhas quando solta ar debaixod’água. Seu pensamento também está mais lógico e ele consegue separarobjetos por grupos e achar seus pares.