Relações familiares costumam ser delicadas. Escolhem-se amigos, namorados, parceiros. Mas não pai, mãe, irmãos. E não raro, as diferenças, desentendimentos, conflitos acabam por minar uma relação que poderia ser boa. Entre mãe e filha não é diferente. E se a algumas décadas cabia à mãe a tarefa de educar sem se preocupar em ser amiga da filha, esse modelo mudou. Hoje, ela vive a dualidade de trazer limites sem ferir a amizade. A filha, por sua vez, vive um ziguezague de sentimentos comuns a todo relacionamento parental.
Para ajudar a refletir sobre essa relação tão delicada a Matrix Editora acaba de lançar o livro-caixinha Relacionamento mãe e filha. Com autoria da pedagoga Solange Depera Gelles em conjunto com as filhas Giovanna e Paula Depera Rodella, a obra conta com 100 perguntas que vão ajudar a melhorar o convívio e torná-lo mais harmonioso e intenso. Alguns exemplos:
“Algumas mães e filhas são as melhores amigas, outras mal se falam duas vezes por semana. E com vocês? Comente”.
“Imagine, por alguns momentos, você sendo a sua mãe. O que você mudaria no relacionamento de vocês”.
“Existe mãe perfeita? Conhece?”
“Alguma vez você se sentiu culpada por não ser uma mãe perfeita?”
AUTORAS
Solange Depera Gelles
Pedagoga, pós-graduada em educação infantil, neurociência e aprendizagem. Terapeuta, pesquisadora e criadora da metodologia Pedagogia das Cores.
Giovanna Depera Rodella
Formada em administração de empresas com especialização em gestão de projetos e Modelos de Gestão Estratégica de Pessoas. Atua na área de recursos humanos nos subsistemas de remuneração, benefícios, indicadores e mobilidade global.
Paula Depera Rodella
Gestora de comunicação empresarial, empresária e diretora da escola de idiomas Pau-Brasil na Costa Rica