Pediatra lista dicas para estimular a inteligência do bebê através da conversa!

Pediatra ensina como estimular o desenvolvimento cognitivo do bebê

Pesquisas recentes, mostram que falar frequentemente com os pequenos influência positivamente as habilidades numéricas e o raciocínio..

Para que a criança aprenda a interagir com o mundo e as pessoas ao seu redor é essencial estimular o desenvolvimento cognitivo infantil. Aprendendo sobre tudo o que a cerca e sobre ela mesma, e será dessa forma que ela absorverá e assimilará as informações.

Dra. Francielle Tosatti Pediatra da Sociedade Brasileira de Pediatria explica que pesquisas recentes comprovam que um ambiente rico em diálogo tem muitos benefícios. E que conversar frequentemente com os pequenos pode influenciar positivamente as habilidades numéricas e o raciocínio. Ou seja, uma das maneiras naturais de otimizar o desenvolvimento cognitivo do bebê é conversar bastante com ele! Para estimular a construção de novas conexões neurais no pequeno cérebro que se forma, pais e mães precisam conversar e interagir com os bebês desde seu primeiro dia de vida

” O cérebro “é abastecido” num ambiente enriquecedor e por linguagem provido por adultos nos primeiros anos de vida. A linguagem formará a arquitetura do cérebro para o pensamento e a aprendizagem, mesmo que o bebê não entenda o que está sendo falado.  Para construir o cérebro das crianças e prepará-las para a escola os pais e cuidadores são a força mais poderosa”, acrescenta Dra. Francielle.

A pediatra listou dicas para estimular a inteligência do bebê através da conversa:

– Converse bastante com o bebê e use uma grande variedade de palavras e frases. Use palavras grandes também;

– Converse com o bebê de formas que sejam naturais para você;

– Converse COM seu bebê e JUNTO com ele. Interagir com o bebê (em outras palavras, ter conversas com ele), ajuda em muitos benefícios do desenvolvimento sócio psicoemocional.

A médica destaca que quanto mais se fala com o bebê, maior será o seu vocabulário, a conversa melhora o raciocínio e as habilidades não-verbais.

Dra. Francielle Tosatti

- Graduada pela Universidade Federal do Rio Grande – RS. – Residência Médica em Pediatria pela Universidade Federal do Rio Grande – RS. – T...

Veja o perfil completo.

Deixe um comentário