O quarto do seu filho é uma bagunça? Tem brinquedo espalhado pra todo lado? Ensine-o a organizar tudo e, ao mesmo tempo, como se faz uma boa arrumação no seu quarto
Valorizar as atividades lúdicas e recreativas; proporcionar um espaço onde a criança possa brincar espontaneamente, sossegada e sem cobranças; resgatar a capacidade de concentrar a atenção; desenvolver a inteligência, a criatividade, a autonomia, a sociabilidade, as experiências e descobertas são características de crianças que se tornam responsáveis, tanto pelos brinquedos – seus cuidados e sua arrumação – quanto pelo espaço, assumindo e incorporando regras básicas de organização e sociabilização, tais como: a guarda de brinquedos no seu respectivo lugar – quando do término da brincadeira – e respeito pelos brinquedos de outras crianças (irmão, primos e amigos).
Os pais podem, junto com a criança, organizar os espaços temáticos no próprio quarto, um cantinho da sala, quintal, onde surgirá um espaço mágico e colorido com cantinhos especiais: fantasias (roupas antigas dos pais), casinha (utensílios domésticos em miniatura) consultório médico (kit médico em miniatura), construção (blocos de encaixe), carrinho, leitura (livros de historinhas), músicas infantis, bonecas, além de cantinho para desenhar e criar algum brinquedo feito pela própria criança com sucata.
Perguntas mais frequentes sobre espaços para os brinquedos, segurança, decoração, comportamento dos filhos:
1 – Como escolher o lugar ideal dos brinquedos e brincadeiras?
A escolha do lugar pode ser feita em conjunto com seu filho, no quarto, na sala de TV, na lavanderia, no quintal, em um canto da sala.
2 – O que se deve observar em relação à segurança desse local?
Deve ser um lugar arejado; se próximos à janela, colocar grade de proteção, boa iluminação, tomadas vedadas, cantos de mesa arredondadas, além do cuidado com escadas e degraus.
3 – Como devo decorar? Quais são as cores ideais? Que tipo de material utilizar?
Pode-se utilizar prateleiras ou caixas plásticas coloridas que possam ser empilhadas. O material mais adequado é o plástico, ou também caixas de madeira pintadas ou caixas de papelão forradas com papel contact colorido.
4 – Como ensinar o meu filho a ter responsabilidade sobre os brinquedos dele?
Os brinquedos organizados em caixas plásticas ou prateleiras, com um visual bonito vai atrair a criança para a brincadeira. Os pais devem ensinar que após o uso dos brinquedos, a criança deverá guardá-lo no mesmo lugar para o cantinho dos brinquedos continuar com aspecto bonito, legal etc.
Os pais devem insistir, pois não será na primeira vez que a criança começará a guardar seus brinquedos. Deve-se começar a ensinar desde pequeno, incentive a criança na organização, de exemplos baseados na sua rotina, como você costuma arrumar uma cama, guardar a roupa no armário, guardar os sapatos na sapateira, a criança imita o adulto, quando menos esperar ela estará arrumando seu quarto, organizando o seu espaço. Mas lembre-se de que a criança imita o adulto, portanto procure dar bons exemplos.
E isso vale para meninos e meninas. Não faça com que apenas as meninas efetuem a arrumação. Isso depois vai valer para outras atividades na casa, como arrumar o quarto, lavar louças, entre outras atividades.
5 – Como convencê-lo a guardá-los após o uso? Quais palavras utilizar?
Deve-se convencer uma criança com exemplos: primeiro o espaço dos brinquedos arrumado, e depois desarrumado. “Meu filho, vamos arrumar os brinquedos? Coloca esta peça aqui nesta caixa, pega aquele carrinho e vamos colocar na prateleira, está na hora de guardar .” Aos poucos a criança vai acostumando a guardar seus brinquedos. Os pais devem incentivar as crianças a guardar, e não pegar os brinquedos para arrumar tudo rapidamente e pronto; a criança deve participar.
6 – Como convencê-lo a respeitar o direito do amiguinho de se recusar a emprestar os brinquedos? Quais palavras utilizar?
Explique que o amiguinho está brincando com aquele brinquedo, portanto ofereça outro brinquedo semelhante ou chame a atenção dele para outra atividade. Pelos brinquedos as crianças costumam entrar em atritos, batem umas nas outras, mordem, choram. Então, para que esta cena não aconteça, o melhor é contornar a situação e ficar por perto.
7 – Como estimular no meu filho o fim do sentimento de egoísmo? Como convencê-lo a emprestar um brinquedo para um amiguinho que se recusa a emprestar para ele? (o “dar “sem receber nada em troca)
A melhor solução é conversar com a criança. Não tire o brinquedo à força de sua mão para emprestar ao amiguinho: a situação em que se encontram é delicada e merece atenção dos adultos para que as crianças não entrem em atrito. Portanto, ofereça outros brinquedos. Comece a contar uma história e desperte o interesse da criança para outras atividades.
8 – A brinquedoteca é a solução para estimular o meu filho a brincar com os brinquedos e não destruí-los?
Sim, é uma boa oportunidade para ele aprender a brincar e guardar os brinquedos, portanto comece logo, desperte a criatividade que existe em você, no seu filho, em sua família.