A escolha da escova de dente é outro ponto muito importante, que merece toda a atenção dos pais. Se uma criança de cinco anos usar a escova de um adulto, que normalmente é tamanho 35, a escova não vai caber na boca e vai machucar a criança.
As escovas de dente infantis têm vários tamanhos, que variam de acordo com a dentição e a etapa de crescimento da criança. As escovas dentais para bebês são colocadas no dedo da mãe para facilitar a escovação. Um outro tipo de escova é especialmente desenvolvido para o primeiro estágio dos “dentes de leite”, que vão dos seis meses de idade aos dois anos e meio, quando a criança já apresenta todos os dentinhos na boca. Há ainda um terceiro modelo de escova infantil para crianças com dentição mista, quando os dentes de leite caem e começam as erupções dos dentes permanentes, a partir dos 6 anos de idade até os 12 anos.
Também é preciso ficar atento ao modelo da escova. “Normalmente usamos a mais simples, com cerdas macia e do mesmo tamanho”, ensina a odontopediatra Bruna Montecchi.
Já as escovas automáticas, são contra-indicadas para os pequenos. “Não é aconselhável, pois as escovas automáticas atrapalham no aprendizado da técnica de escovação, além do que, é menos eficaz que uma escovação manual”, alerta a dentista. Ela explica que com escovas automáticas é comum a criança escovar um pequeno grupo de dentes, normalmente os anteriores, uma vez que, a cabeça da escova é muito grande e não cabe na parte posterior da boca.