A Associação de Equoterapia Vassoural – AEV – de Pontal/SP, desenvolve estratégia exclusiva chamada CAMINHOS DO SABER que tem esse importante foco entre seus praticantes
O projeto Caminhos do Saber, voltado para crianças e adolescentes com deficiências, síndromes ou transtornos, foi desenvolvido com exclusividade pela equipe AEV, atendendo aos critérios do edital de chamamento público do Comdcap – Conselho Municipal de Direitos das Crianças e Adolescentes de Pontal/ SP, por intermédio da Secretaria de Desenvolvimento Social da cidade. Nesse projeto, os recursos destinados às atividades provêm das doações de Imposto de Renda, tanto de pessoa física como jurídica, atendendo às necessidades da entidade que se sustenta por meio de doações e parcerias.
De acordo com Elaine C S Leite, vice-presidente da AEV, “o objetivo do Caminhos do Saber é favorecer o processo de aprendizagem de crianças e adolescentes com deficiência, síndromes ou transtornos através da Equoterapia como intervenção terapêutica, auxiliando na inclusão escolar”. A entidade iniciou o projeto em maio de 2022, com a seleção de crianças que estavam em lista de espera e que cumprem os critérios exigidos para essa atividade. Cerca de 10 crianças foram selecionadas. “O projeto consiste no processo de inclusão escolar a partir da utilização do cavalo em abordagem terapêutica, porém, sem substituir a sala de aula”, ressaltou Elaine.
“O movimento realizado pelo cavalo durante o passo, estimula a criação e velocidade das sinapses cerebrais. Junto disso, existe a estimulação externa realizada pelas profissionais, buscando o desenvolvimento de novas habilidades (motoras e cognitivas) o que auxilia de forma direta no aprendizado geral do praticante”, ressaltou a terapeuta ocupacional Manoela Gianini Luiz. Algumas mudanças comportamentais são bastante nítidas nas crianças que participam há 6 meses das atividades como socialização, ansiedade, atenção, tolerância, aceitação de novas situações, respeito às regras, melhora da postura e tônus muscular e aspecto sensorial (tátil). “Além de todas essas situações, observamos que os praticantes desenvolveram capacidade de administrar melhor os sentimentos de frustração, pois aqueles que apresentavam reações atípicas frente à frustração, apresentam reações mais leves”, ressaltou a psicóloga Isabella Patelli Luz. Ambas profissionais atuam diretamente no acompanhamento aos praticantes desse projeto.
A Equoterapia traz diversos benefícios físicos e psíquicos para seus praticantes, proporcionando a eles uma melhor qualidade de vida. É um trabalho especializado, baseado na ciência e reconhecido por diversos conselhos, incluindo o de medicina. O projeto Caminhos do Saber está alinhado ao segundo programa da Equoterapia, relacionado à Educação/ Reeducação, de acordo com definição da ANDE – Brasil.
Fonte: AEV é uma OSC (Organização Sociedade Civil), de direito privado e sem fins lucrativos que se sustenta por meio de doações e parcerias. A entidade foi fundada em 2010 e, desde o início, já realizou mais de 19 mil atendimentos a praticantes de 7 cidades do interior paulista: Pontal, Ribeirão Preto, Sertãozinho, Viradouro, Morro Agudo, Altinópolis e São Joaquim da Barra. Podem participar do projeto crianças a partir de três anos, adolescentes, jovens e idosos que possuam algum tipo de deficiência