Coleção inédita examina formação do cérebro e da personalidade
Série “A Mente do Bebê” aborda desenvolvimento do cérebro e da psique humanas, da fecundação aos 5 anos de idade
Chega às bancas este mês a coleção “A Mente do Bebê”, uma série de 4 edições especiais da revista Mente&Cérebro inteiramente dedicada ao desenvolvimento do cérebro e da psique humanas, da fecundação aos 5 anos de idade.
Reunindo artigos de especialistas brasileiros e estrangeiros de diversos campos do conhecimento – como neurologia, medicina, genética, psicologia e psicanálise, entre outros –, a coleção “A Mente do Bebê” oferece uma visão interdisciplinar e atualizada que a torna uma fonte de referência para profissionais dessas mesmas áreas.
Ao mesmo tempo, pais e futuros pais encontrarão nas 4 revistas informações em profundidade sobre as etapas decisivas do desenvolvimento cerebral, psíquico, cognitivo e social do bebê e da criança que não estão disponíveis nos livros e nas revistas de puericultura para leigos.
O tema da primeira edição de “A Mente do Bebê” é “O embrião, seu cérebro e a consciência primordial”, que remonta às primeiras etapas da vida mental, e apresenta passo a passo o desenvolvimento do sistema nervoso central do embrião, as hipóteses sobre vida psíquica intra-uterina, a formação de vínculos e apego primordiais do bebê com aqueles que dele cuidam. O número mostra, por exemplo, que logo no início da vida fetal somos capazes de aprender e memorizar estímulos. Estudos indicam, ainda, existir interação entre vida pré e pós-uterina maior que se imaginava.
O segundo número, que circula em outubro, aborda a “Constituição psíquica e o universo simbólico” e trata do nascimento do sujeito, da sexualidade infantil, da psicologia neonatal, e da relação entre desenvolvimento mental do feto e angústia e stress maternos.
Na sequência, vem “Aquisição da linguagem, raciocínio e conhecimento”, com artigos sobre consolidação da memória, teorias da inteligência, aquisição da linguagem e a importância dos jogos e brinquedos, histórias e músicas na formação psicológica, cognitiva e social nos primeiros anos de vida.
A edição que encerra a série analisa a relação entre a criança e seu meio social. “Criação de vínculos sociais e interatividade” trata da a formação da moral, o papel da escola, os traumas, distúrbios e desajustes de crianças. Essa edição traz, ainda, o futuro e a ética das pesquisas genéticas e dos atendimentos clínicos às crianças de um modo geral.