Tenha atenção especial na hora de comprar brinquedos, pequenos detalhes podem fazer a diferença entre a diversão e uma situação de risco à saúde.
A questão de segurança merece toda atenção.De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, a proteção da vida, saúde e segurança contra riscos provocados por produtos é um direito básico do cidadão.
Todo brinquedo deve possuir o selo do INMETRO, Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial. Produtos que não apresentam esse selo de certificação não foram testados quanto aos riscos que podem oferecer à criança, podendo ocasionar sérios acidentes como intoxicações, choques elétricos e perfurações, ou serem prejudiciais à saúde, causando alergias, por exemplo.
Os produtos importados devem apresentar as mesmas informações exigidas para produtos nacionais, em língua portuguesa, bem como o selo de certificação do INMETRO. Infelizmente, existem produtos com este selo falsificado por contrabandistas. Na dúvida ou verificando a ausência do selo, a loja ou estabelecimento deve ser denunciado ao IPEM, Instituto de Pesos e Medidas, órgão responsável pela fiscalização.
“Embora muitas vezes os brinquedos comercializados por ambulantes tenham um preço menor, podem trazer sérios problemas. O produto pode não estar de acordo com as normas de qualidade e segurança, expondo a criança a riscos, além de não ser fornecida nota fiscal ou qualquer informação sobre sua origem” alerta Aires Fernandes, diretor de marketing da Estrela.
Assista abaixo vídeo do INMETRO sobre Segurança em Brinquedos: