*Por Dra. Lorena Lima Amato
Você que está grávida ou com bebê pequeno já pensou sobre amamentação? Ao contrário do que muitos pensam, sucesso na amamentação em geral exige muita informação e rede de apoio. Os benefícios de amamentar seu bebê são inúmeros. No entanto, segundo a Organização Mundial de Saúde, apenas 38% das crianças no mundo são amamentadas exclusivamente com leite materno nos seis primeiros meses de vida.
A última pesquisa sobre aleitamento feita pelo Ministério da Saúde, abrangendo todo o país, ocorreu em 2009 e apontou que somente 41 % das crianças menores de seis meses recebem alimentação exclusivamente por aleitamento.
A amamentação pode reduzir o risco de excesso de peso ou obesidade infantil, e de diabetes. Além disso, o leite materno é o alimento mais completo para o bebê, melhorando inclusive aspectos imunológicos. Como se não bastassem os benefícios para o bebê, as mamães que amamentam têm menor risco de câncer de mama, ovário, e perdem peso mais rapidamente após a gestação.
Sabemos que amamentação não é fácil. A mulher deve estar preparada desde a gestação. E manter-se bem informada sobre as possíveis dificuldades, os erros de pega, os mitos envolvendo o aleitamento… tudo isso ajuda no sucesso da amamentação.
Se você deseja amamentar seu filho, informe-se e peça ajuda aos profissionais que lhe assistem e à sua família!
Com ajuda, o sucesso é mais fácil!