Alimentação e Terapias Combinadas são Fortes Aliados no Combate do Lipedema

Apesar de ser um quadro que não tem cura, existem tratamentos que amenizam os sintomas-

Segundo dados da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e Sindrome Metabólica, o Lipedema no Brasil afeta hoje uma em cada dez mulheres, o que soma cerca de 5 milhões de brasileiras mas há relatos de homens acometidos. A doença se desenvolve como inflamação, e é caracterizada por uma deposição anormal de gordura nas pernas e braços, além de sintomas inflamatórios como dor, inchaço, hematomas e sensação de peso.

Apesar de ser um quadro que não tem cura, existem “terapias combinadas”, que amenizam os sintomas. “O primeiro passo sempre é tratar a inflamação para depois abordar a gordura localizada. A terapia combinada, além das sessões de drenagens linfáticas específicas para lipedema, são essenciais para o tratamento. Radiofrequência, ultrassom, pressoterapia, correntes para eletroestimulação, ozônioterapia, laser e leds são indicados”, disse Raquel Pereira, esteticista e proprietária da clinica Raquel Pereira Emagrecimento e Estética.

Já a nutricionista Giovanna Canno, aponta que um dos segredos para melhorar esse quadro é o paciente adotar uma rotina de hábitos saudáveis. “Regularmos o nosso sono, aliarmos a prática de atividade física, e adotar uma alimentação que module o estresse oxidativo ricas em antioxidantes e alimentos anti inflamatórios com pouco sal também trabalham juntos para reduzir a inflamação e a dor”, explica a nutricionista Giovana Canno.

A especialista ressalta que devemos dar uma atenção especial ao fígado e ao intestino. “Eles auxiliam o nosso corpo no processo de desintoxicação. Para que a gente consiga ter êxito nesse tratamento é modular o intestino. A modulação intestinal é uma das prescrições dietéticas que eu mais trabalho no consultório porque com ela eu organizo o ambiente biológico para colher bons resultados”, diz.

A nutricionista enfatiza a importância de mudar a alimentação. “Retirar da alimentação alimentos industrializados e o açúcar refinado é extremamente importante para que o tratamento dê certo. Invista em especiarias como gengibre, canela e temperos como açafrão e orégano. Não podemos esquecer de adicionar alimentos como Omega 3, óleo de prímula e alguns chás anti inflamatórios como melissa e funcho frutas vermelhas como berrys e as gorduras boas fazem parte de todo esse processo”, completou.

Diagnóstico

Pelo fato de a doença ser pouco conhecida, não só pelas pessoas, mas também pela classe médica ainda não há tratamento gratuito para o Lipedema, uma doença incurável, descoberta em 1940. Foi o que a Jornalista Angela Biaggio de Mattos sentiu na pele e resolveu investigar por conta própria. Ela conta que começou a sentir dores horríveis nas pernas e só dormia à base vaso dilatadores. “É um verdadeiro tormento. Fui em todos os especialistas que a medicina oferece, mas  eles disseram que eu deveria intensificar o meu treino, que já era intenso! Fiz isso, mas as dores duplicaram, aumentei meu peso corporal e iniciei um processo de culpa e frustração, apesar dos meus esforços para normalizar meu peso e cessar as dores. Isso durou pouco”, relatou Angela que adotou uma dieta conservadora. “Cortei açúcar, sal, bebidas alcoólicas, carne vermelha e alimentos processados”, disse.

Fonte:

Giovana Canno: Formada em 2010, a nutricionista Giovana Canno tem larga experiência na área. Ela atua há 12 anos em consultório, mas já trabalhou em hospitais, atuando como nutricionista clínica dentro de UTI. Giovana tem especialização em Fisiologia do Exercício Aplicada à Prática Clínica pela Unifesp, é pós-graduada em bases nutricionais da atividade física pela Universidade Gama Filho, pós-graduada em fitoterapia e suplementação esportiva pela Universidade Estácio de Sá, pós-graduada em nutrição clínica funcional e esportiva funcional, ambas pelo Instituto Valéria Paschoal, pós-graduação em gastronomia funcional, especialista em saúde intestinal pelo Instituto Murilo Pereira e atualmente está fazendo formação em ginecologia natural pelo Instituto Chem.

Clinica Raquel Pereira Emagrecimento e Estética: Há treze anos atuando no mercado em Santos (SP), a esteticista Raquel Pereira é especialista em procedimentos relacionados à beleza, emagrecimento e cuidados com rosto, pele, cabelo e outras partes do corpo. Em seu perfil no instagram @clinica_raquel_pereira traz publicações diárias sobre tratamentos como redução de celulite, rejuvenescimento e eliminação de flacidez, além de falar sobre Estética Integrativa.

Deixe um comentário