Apesar de ser o Transtorno mais Aparente nas Escolas, Dislexia ainda Carece de Profissionais Especialistas para seu Diagnóstico

O transtorno que acomete a funcionalidade da leitura, é tratável, porém falta capacitação por parte dos profissionais e mais adequações curriculares nas escolas

De acordo com a Associação Brasileira de Dislexia (ABD), a Dislexia é o distúrbio que aparece com maior frequência nas salas de aula e atinge entre 5% e 17% da população mundial. Considerada um transtorno específico de aprendizagem que acomete a funcionalidade da linguagem escrita (leitura), a dislexia existe em diferentes graus e tipos (visual, auditiva e mista) e possui diversas abordagens de tratamento.

Seu diagnóstico é transdisciplinar e por exclusão, feito por meio de uma avaliação neuropsicológica. Os sinais de manifestação dessa condição se evidenciam, principalmente, a partir da fase em que a criança está começando a ser alfabetizada. 

“Vale ressaltar que todo transtorno específico de aprendizagem gera uma dificuldade de aprendizagem, mas nem toda dificuldade de aprendizagem é ocasionada por transtorno de aprendizagem”, explica Ana Paula Chaves, coordenadora de pós-graduação e professora titular de diversas disciplinas nos cursos de NeuroAprendizagem, Ludoterapia, Dislexia, Psicologia da saúde, Abordagem Interdisciplinar em Síndrome de Down, neuropsicanálise e Psicomotricidade, da Unyleya, uma das primeiras Instituições de Ensino 100% EAD no Brasil.

Como parte do escopo de condições genéticas com início neurobiológico, a Dislexia é caracterizada pela dificuldade em decodificar códigos e as crianças podem apresentar limitações para reconhecer símbolos, coordenação motora e concentração em atividades em geral, menores.

O tratamento por sua vez, é feito com fonoaudiologia, psicologia e por vezes com neurologistas para atuação direta com possíveis comorbidades que o quadro atrai. Apesar de não ser curável, o transtorno é totalmente tratável no sentido de possibilitar um funcionamento cerebral mais assertivo e sim, é possível se ter uma vida normal, uma vez que o paciente segue o tratamento.  Para atender as necessidades desta área o profissional precisa se especializar dentro deste campo de atuação. Um curso de pós-graduação pode ajudar muito na capacitação de profissionais desta área. 

“Apesar dos inúmeros esforços por parte das escolas e Instituições de Ensino, ainda caminhamos numa formação continuada com as equipes pedagógicas no sentido de adequação curriculares e bem estratégicas pertinentes para a Neuroaprendência. O mercado de trabalho nessa área é muito bom, porém carente de profissionais especialistas fazendo especialização e capacitação em NeuroAprendizagem, Dislexia e em transtornos específicos de aprendizagem”, relata Ana Paula.

Para se ter uma ideia, estudo apresentado pela Associação Britânica de Dislexia afirma que cerca de 70% dos profissionais das áreas de saúde e educação têm pouco conhecimento sobre a Dislexia. Neste sentido, é importante que profissionais das mais variadas áreas, como psicólogos, pedagogos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, médicos, enfermeiros, fonoaudiólogos, assistentes sociais ou demais interessados, se especializem e se capacitem.

Fonte: Unyleya faz parte de uma Holding portuguesa e é uma das primeiras instituições 100% EAD no Brasil. – curso de pós-graduação a distância em dislexia e distúrbios de leitura e escrita da Unyleya, acesse: pos-graduacao-ead/curso/dislexia-e-disturbios-de-leitura-e-escrita

 

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