Especialista em aromaterapia identifica as características e explica quais óleos essenciais podem ser utilizados
O autoconhecimento é um assunto que está em voga em nossa sociedade, mas não é de hoje que a humanidade busca a melhor compreensão de si mesma. O motivo de entender o porquê cada pessoa age e sente de maneira diferente diante de um mesmo acontecimento, foi curiosidade revelada pelo médico e filósofo romano Galeno de Pérgamo, que viveu por volta do ano 100 d.c. Pérgamo criou a teoria dos quatro temperamentos: sanguíneo, fleumático, colérico e melancólico, que estão ligados aos quatro elementos: ar, água, fogo e terra, respectivamente.
O estudo “Os quatro temperamentos na infância e o seu tratamento”, publicado no vol. 33 da Revista Arte Médica Ampliada, mostra que os temperamentos do indivíduo podem ser identificados já na infância. Segundo o relato, a base para um desenvolvimento sadio e adequado da criança está na compreensão de sua maneira de ser e de suas necessidades vitais por parte das pessoas que cuidam dela. Com isso, Milene Linares, psicóloga antroposófica e aromaterapeuta da Phytoterápica – explica que os óleos essenciais podem ser fundamentais para o equilíbrio na infância.
Temperamento melancólico (terra)
A criança melancólica é, normalmente, mais quieta, fala pouco. Tem dificuldade de participar de grupos e de se expor. Possui características mais “analíticas”, ou seja, são profundas, minuciosas, gostam de entender e investigar os motivos.
A especialista explica que muitos podem julgar esse temperamento como mais apático e deprimido, mas a verdade é que o mundo interno de um melancólico tem muito movimento, tem um pensar bem congestionado. São pessoas que pensam muito, mas falam pouco.
Temperamento Sanguíneo (ar)
As características mais marcantes da criança sanguínea é a afetividade, expansividade, otimismo. Está sempre alegre e sempre está ligadas em tudo. “É o temperamento do presente, não fica ligada no futuro, nem pensa no que passou. É entusiasmada com o presente”, explica Milene.
Segundo a especialista, as crianças sanguíneas são agitadas e podem ser confundidas como hiperativas e com déficit de atenção.
“Se o melancólico é aquela criança que faz, o sanguíneo é o que executa”, diz.
Como indicação ao tratamento de aromaterapia para a criança sanguínea, Milene indica o óleo essencial de lavandim, pois funciona como calmante emocional, amenizando a irritação e impaciência; a camomila alemã, pos dissolve tensões, harmoniza e equilibra os excessos emocionais; o óleo de olíbano, que realiza a limpeza energética, direciona a mente; e, por último, o hortelã-pimenta, pois estimula a atenção e alivia o cansaço mental.
Temperamento Colérico (fogo)
A criança colérica é aquela mais intolerante, teimosa e orgulhosa, que defende o que é dela. Gosta de mandar e se obedece de alguma ordem, sempre reclamando. Costuma ser organizadas, metódicas e não gostam que peguem do que é dela.
O colérico costuma acordar cedo e ir cuidar de seus afazeres ou ficar desenhando. Gosta de ser pontual. São cheios de vontades e presença e gostam de independência, sem ter ajuda de adultos. Acabam construindo um aspecto de firmeza e força.
Milena indica para as crianças coléricas os óleos de mandarina, copaíba e canela. O primeiro acalma a irritação, traz mais espontaneidade, além de inspirar alegria. O segundo reduz o estresse, deixa a criança mais confortável e cria uma atmosfera de segurança. O último óleo, de canela, trabalha e rigidez e inflexibilidade dessas crianças.
Temperamento Fleumático (água)
Calmas, bem-humoradas, pacíficas, serenas e que não se abalam fácil. São as principais características das crianças fleumáticas. Todos gostam de estar perto deste perfil, pois seu temperamento traz equilíbrio e tranquilidade.
Geralmente as crianças fleumáticas não costumam envolver-se em atividades do outros, pois dificilmente saem de suas rotinas. No entanto, isso não quer dizer que não reajam a alguma injustiça, mas faram isso de maneira eficiente, equilibrada e moderadora. Muitos dizem que são crianças que “vivem no mundo da lua”.
Para os fleumáticos, a especialista em aromaterapia, indica o óleo essencial de alecrim, pois traz foco, clareza mental e ajuda na digestão, pois essas crianças costumam comer muito. Já o óleo vetiver é indicado para estimular os movimentos corporais, aterra no presente.