Longe de tablets e celulares, programas para pais e filhos aproveitarem juntos. Confira!
As férias de dezembro chegaram e as crianças estão com muita energia para gastar! Para os pais, essa pausa escolar pode ser complexa, já que altera a rotina e por conta do trabalho não fica tão fácil estar 100% presente na diversão dos pequenos. Porém, é preciso lembrar que esse período é propício para fortalecer os laços afetivos e separar uma horinha para se brincar com os filhos vai fazer muito bem para toda a família.
Nada de aparatos tecnológicos! A ordem aqui é colocar a criatividade à solta e a Chicco, marca italiana especialista em parentalidade que prioriza e abraça a família com o seu conceito #parentmore, listou atividades divertidas e cheias de significados para criar memórias afetivas que serão passadas de geração para geração.
Noite do pijama
Um programa infantil que faz sucesso é a noite do pijama. Organize lanchinhos como pipoca e cachorro-quente, disponha almofadas e colchões no chão e deixe todo mundo invadir a sala ou varanda. Aí, é só consultar os pequenos para entender quais são os filmes preferidos e dar o play!
Montar um álbum de fotos
Nos dias de hoje não é preciso muito esforço para registrar os momentos especiais! Existem câmeras em praticamente todos os celulares e adultos e crianças têm o dispositivo nas mãos. Com o costume de armazenar as fotos no computador ou mesmo no próprio telefone, colocá-las em álbum não é mais tão comum – uma atividade frequente em muitas famílias a não muito tempo atrás. Então, que tal resgatar essa forma gostosa de relembrar momentos importantes e guardá-los com carinho? Com a ajuda das crianças vai ser ainda mais gostoso, podendo contar histórias, reviver lugares e sentimentos criando um momento familiar único de lembranças e recheado de amor.
Cozinhar com as crianças
A cozinha costuma ser um espaço da casa onde os pais preferem deixar as crianças longe, já que pode ser perigoso para elas. Claro, todo cuidado é pouco, mas acompanhado de um responsável vai ser superdivertido colocar a mão na massa! Fazer um bolo ou aquela receita de família é um momento de interação único, onde é possível ter conversas abertas, dar boas risadas, estreitar os laços e criar boas e eternas lembranças.
Sessões de história e leituras
Uma das virtudes mais bonitas das crianças é a imaginação. É preciso nutrir essa veia criativa nelas, e isso pode ser feito ao contar histórias e realizar sessões de leitura. Contar histórias antes de dormir, em uma tarde fria ou durante um piquenique no parque… Não há hora ou lugar para pegar um bom livro e ler para os filhos! Leia com entusiasmo, interpretando as falas, e converse sobre a historinha depois. Mantenha este costume mesmo após seu filho aprender a ler. Este é um vínculo que ficará marcado para sempre em sua memória afetiva e em seu hábito de leitura
Acampamento
Quando pensamos em acampar é natural pensar nas trilhas, florestas, praias ou qualquer outro cenário da natureza ao ar livre, certo? Mas com criatividade é possível montar em casa o cenário perfeito para essa aventura! Com ajuda de alguns lençóis e muita animação a sala pode se tornar uma grande e perigosa floresta. Se você tiver em casa um quintal será ainda melhor! Imagina deitar no gramado com asa crianças para observar as estrelas e a imensidão do céu? Junte a isso algumas comidinhas especiais, muitas almofadas e algumas brincadeiras e é certo que a família toda terá uma noite bem divertida e que ficará nas lembranças de todos.
Jogos educativos
Os jogos educativos são muito mais do que simples brinquedos! Além da diversão, eles têm papel fundamental no desenvolvimento da criança, sendo importantes para o estímulo motor, cognitivo e social, desenvolvendo o raciocínio, a memória e a atenção.
Essas são apenas algumas ideias de atividades para fazer com os filhos nas férias. É claro que existem uma infinidade de passeios, atividades e programas culturais que podem ser contemplados em família. O que vale é estarem juntos para fortificar esse elo de amor e criarem lembranças que jamais serão esquecidas!
Fonte: Presente em mais de 120 países, a Chicco está há mais de 60 anos à serviço da parentalidade – um conceito que abrange todo o conjunto de pessoas que cuidam dos filhos e envolve também avós e tios, professores e babás – de maneiras diferentes, mas sempre cercadas de carinho e cuidado. Como parte ativa da rede de apoio, a Chicco busca trazer soluções inovadoras que atendam às necessidades das crianças dos 0 aos 11 anos e dos pais de hoje e de amanhã.