”
Esse é o calendário de vacinas recomendado pela Associação Brasileira de Imunizações.
Até pouco tempo atrás esse calendário era muito diferente do calendário de vacinação do Ministério da Saúde, mas atualmente ele é muito parecido.
Se você aplica as vacinas em postos de saúde, então não deve se basear por este calendário, pois haverá algumas diferenças que lhe confundirão.
Normalmente esse calendário é utilizado por pediatras particulares e clínicas particulares de vacinas.
Em caso de dúvida, consulte o pediatra de seu filho.
(*) Não disponível na rede pública
(*-*) A aplicação das duas vacinas (Tríplice viral e Varicela) pode ser substituída pela Tetra viral.
(***) Disponível na rede pública nas campanhas de vacinação contra a gripe para crianças entre 6 meses e dois anos de idade.
Alerta:Mesmo a criança tendo recebido as vacinas contra a poliomielite (vírus inativados) ela também deverá receber a vacina contra a poliomielite (atenuada) oferecida nas campanhas nacionais de vacinação.
Observação: Algumas vacinas podem ser aplicadas em intervalos flexíveis, como por exemplo, uma determinada vacina pode ser aplicada entre 12 e 15 meses de idade, com isso, poderá haver diferença entre as datas que informamos aqui e as datas que os postos ou clínicas adotarão.
Atenção! O Guia do Bebê disponibiliza aqui apenas o calendário até 5 anos de idade. Outras vacinas são necessárias após essa idade.
Fonte:SBIm
“