A Aldeia Jabuticaba chega para resgatar brincadeiras de quintal e estimular o desenvolvimento infantil com alegria e liberdade em Belo Horizonte
A partir de agora, as crianças de zero a seis anos e suas famílias vão ter um espaço, em Belo Horizonte, dedicado à infância plena para brincarem juntos e ter experiências criativas, voltadas para um desenvolvimento saudável e feliz dos pequenos. Trata-se da Aldeia Jabuticaba que começa a funcionar para o público no dia 14 de junho. Entre os dias 7 e 10 de junho, abre as portas para receber convidados. A empresa fica na Rua Orange, 30, no bairro São Pedro, região Centro-Sul da capital.
A proposta da casa de brincadeiras surgiu diante da falta de lugares, em Belo Horizonte, para as crianças se divertirem livremente, de maneira autônoma, com a participação consciente e ativa da família e daqueles que as cercam. Essa constatação motivou a psicanalista e mãe empreendedora Pollyanna Xavier a fazer das brincadeiras um negócio sério. Daí surgiu a Aldeia Jabuticaba! O espaço lúdico tem como sede uma casa com um belo quintal, onde as crianças poderão se divertir à vontade. A inspiração veio da Casa do Brincar, que é sucesso em São Paulo. Desde julho de 2015, Pollyanna recebe consultoria da empresa paulista, uma das pioneiras no Brasil no ramo de atividades infantis, que resgata o livre brincar para fortalecer o desenvolvimento pleno na primeira infância.
Brincadores, vivências e Dança Materna
A Aldeia Jabuticaba apresenta um formato inovador. No lugar de monitores, brincadores de várias profissões estarão sempre prontos para oferecer atividades sem fins pedagógicos, em horários flexíveis. É só chegar e brincar, sem inscrição ou matrícula. Os pais podem optar também por pacotes por hora, dias ou de acordo com suas necessidades. Somente as atividades oferecidas por parceiros, como a Dança Materna, requerem inscrição.
A casa valoriza o brincar com materiais de largo alcance, como tecidos, caixas, potes plásticos, folhas e outros elementos da natureza, já que estimulam a criatividade e possibilitam inúmeras brincadeiras. Haverá também vivências de jardinagem, musicalização, artes, culinária, movimento, leitura e criatividade. As crianças de até três anos devem estar acompanhadas de um adulto.
Tudo isso para ampliar o repertório, despertar a curiosidade e talentos, fortalecer o convívio familiar e o desenvolvimento infantil.
Parcerias transformam BH numa aldeia de brincadeiras
A Aldeia Jabuticaba quer incentivar o livre brincar em toda a cidade e para isso já firmou inúmeras parcerias. Conheça o que está sendo preparado com muito carinho para acolher as crianças e toda a família:
Filme Território do Brincar – exibição no dia 25 de maio, às 19h30, no MM Gerdau, em comemoração à Semana Mundial do Brincar. Em seguida bate-papo sobre a importância do brincar com Pollyanna Xavier, psicanalista e idealizadora da Aldeia Jabuticaba, e Cristina Braga, arte-educadora do Instituto O Pequeno Pajé.
Quintal de Amor e Trocas – o evento criado pelo O Quintal da Guegué conta agora com o apoio da Aldeia Jabuticaba. Ele ocorre a cada dois meses, em vários parques da capital. O próximo é no dia 26 de maio, das 10 às 12h, no Parque Renato Azeredo, bairro Palmares, região Nordeste de BH.
Uma Tarde no Museu – o projeto oferece atividades lúdicas que incluem lazer, cultura e diversão. O evento acontece no último sábado do mês, desde março, no MM Gerdau Museu das Minas e do Metal, no Circuito Cultural Praça da Liberdade, em Belo Horizonte. No dia 28 de maio, das 14 às 18h, tem edição especial para comemorar a Semana Mundial do Brincar com brincadeiras tradicionais de rua e show com O Quintal da Guegué. Excepcionalmente, no mês de junho, o projeto vai ser realizado no dia 18 porque o MM Gerdau irá receber o Savassi Festival. Brincadeiras juninas tradicionais e uma grande quadrilha fazem parte da programação. Veja as datas e os temas dos próximos eventos:
30/07 – Férias
27/08 – Folclore
24/09 – Primavera
29/10 – Mês das Crianças
26/11 – Música
BH Classificação Livre – no dia 5 de junho, acontece o primeiro encontro do projeto criado por diversos atores ligados à infância, entre eles Pollyanna Xavier, idealizadora da Aldeia Jabuticaba. Será um dia de brincadeiras simples e livres, e também de debate sobre a Beagá que queremos construir com e para as crianças. O objetivo do grupo é planejar e construir uma cidade e uma sociedade menos adultocêntrica, que seja de todos e para todos, independentemente de idade. O encontro vai ser na Casa Imaginária, Rua Cristina, 1261, bairro Santo Antônio, região Centro-Sul da capital.
CoolHowzinho – nas férias de julho o projeto vai aproveitar a infraestrutura da Aldeia para oferecer vivências focadas na educação infantil para a criatividade e inovação.
Casa aberta para atividades extras
A preocupação com a primeira infância é o foco da Aldeia Jabuticaba, por isso irá oferecer também cursos sobre o tema, além de consultoria para criação, montagem e acompanhamento de espaços de brincar. A casa irá funcionar de 3ª a 6ª, das 8 às 18h e Sábado, das 9 às 15h. Nos outros dias e horários o espaço estará disponível para a realização de festas.
Serviço:
Inauguração da Aldeia Jabuticaba
7/06 e 10/06 – Abre para convidados: amigos, parceiros, imprensa e blogueiros
14/06 – Abertura oficial para o público
Endereço: Rua Orange, 30, bairro São Pedro, região Centro-Sul de Belo Horizonte.
Site:http://aldeiajabuticaba.com.br/
Fanpage:https://www.facebook.com/aldeiajabuticaba/?fref=ts